Sport

SPORT

Elenco do Sport se apresenta acima do peso, mas estará apto até a Taça Ariano Suassuna

Segundo Inaldo Freire, apesar do elenco retornar aos treinos com três quilos, em média, acima do normal, até o dia 22 atletas terão condições de jogo

postado em 10/01/2017 08:33 / atualizado em 10/01/2017 10:21

Shilton Araujo/Esp.DP
Todo ano é a mesma coisa. Sempre que um elenco se apresenta, a primeira missão da comissão técnica é recuperar a parte física dos jogadores, que geralmente retornam das férias com alguns quilos a mais. No Sport, não é diferente. De acordo com o fisiologista do clube, Inaldo Freire, em média, o elenco leonino se apresentou com três quilos acima do normal e com uma taxa de gordura também 3% a mais que o permitido. As taxas, no entanto, já eram esperadas e , segundo o profissional, não assustam. Segundo Inaldo, a previsão é que até a Taça Ariano Suassuna, contra o The Strongest, da Bolívia, no próximo dia 22, todo o grupo leonino esteja em boas condições físicas.  

"A reapresentação se deu dentro das expectativas para um início de temporada, com o elenco um pouco acima do peso e com a gordura corporal acima da média. Mas férias são férias e o jogador precisa mesmo aproveitar esse momento para curtir com a família", destacou o fisiologista leonino. 

"Esta primeira semana será dedicada a avaliações, exames e testes cardiológicos. Essas avaliações não implicam em falta de treinamento. A partir desta terça-feira, já vamos realizar análise de desempenho físico com os atletas no campo. A nossa expectativa é que a equipe esteja em condições de jogo no dia 22 para a Taça Ariano Suassuna. Não diria 100%, que só virá com a própria sequência de jogos."

Planejamento

Ainda de acordo com Inaldo, o planejamento do departamento físico será para que o elenco atinja seu ápice nos primeiros dias de fevereiro. A partir daí, o trabalho será de manutenção, para que não haja um desgaste físico precoce do elenco ao longo da temporada. 

"Alguns jogadores estão voltando das férias com peso e percentual de gordura maiores que outros. A partir dai vamos criar estratégias para trabalhos específicos, com alguns atletas precisando de mais tempo que outros para entrarem em forma. Até o dia 22 teremos atletas voando baixo, enquanto outros não estarão no melhor da sua forma. Mas no início de fevereiro essa equipe já estará no seu auge e a partir daí o nosso trabalho será para manter esse nível até o final do ano", pontuou o fisiologista.