Sport

SPORT

Sport bate Boavista, ameniza pressão e se aproxima da 4ª fase da Copa do Brasil

Com tranquilidade, Leão fez 3 a 0, fora de casa, e pode até perder por dois gols no jogo de volta, na Ilha, que mesmo assim avança na competiçao

postado em 08/03/2017 23:40 / atualizado em 09/03/2017 00:31

Williams Aguiar/Sport Club do Recife
Em um jogo tranquilo, o Sport não precisou se esforçar muito para golear o limitado Boavista por 3 a 0, nesta quarta-feira, no Estádio Elcyr Resende, em Saquarema (RJ), e praticamente assegurar a sua classificação para a quarta fase da Copa do Brasil. Com o resultado, o Leão pode até perder por dois gols de diferença no jogo de volta, quarta-feira, na Ilha do Retiro, que mesmo assim assegura a classificação. Que renderá aos cofres do clube R$ 750 mil.

A partida também serviu para os rubro-negros diminuírem a pressão após a derrota no clássico contra o Náutico, no último domingo, pelo Campeonato Pernambucano. E para dar moral ao atacante, André, autor de dois gols. O outro foi anotado por Diego Souza, em cobrança de pênalti. No próximo sábado, os leoninos voltam a campo e recebem o Juazeirense, na partida que pode sacramentar a classificação às quartas de final da Copa do Nordeste. O Sport lidera o grupo C com 10 pontos.

O jogo
Para a partida no Rio de Janeiro, além da ausência do volante Rithely, com dores lombares e substituído por Rodrigo, o técnico Daniel Paulista ganhou outro desfalque de última hora, com Rogério se queixando de dores e ficando fora até do banco de reservas. Assim, André foi acionado como homem de referência no ataque, deslocando Leandro Pereira para atuar aberto pelo lado esquerdo. Pelo mesmo setor, o lateral chileno Mena fez a sua estreia pelo Leão.

E nos minutos iniciais do primeiro tempo, o Sport sentiu as mudanças. Com Mena ainda desentrosado e não tendo a cobertura devida feita por Leandro Pereira, os rubro-negros deram muitos espaços pelo setor. Liberdade que só não causou maiores estragos devido à limitação técnica do lateral direito Maicon, do Boavista, bastante conhecido do torcedor leonino (passou pelo clube no ano passado, sem deixar saudades).

Porém, não demorou muito para o técnico Daniel Paulista corrigir o problema invertendo o posicionamento de Leandro Pereira com Everton Felipe. A partir daí, o Sport cresceu e abriu o placar logo aos 18 minutos, com André, que após cabecear para defesa do goleiro Felipe (ex-Corinthians e Flamengo), aproveitou o rebote para chutar e mandar para as redes. Minutos antes, o camisa 90 já havia mandado uma bola no travessão, de cabeça, após cruzamento de Mena.

Com a vantagem no placar, o Sport passou a dominar a partida, mesmo com Daniel Paulista desfazendo a inversão dos dois jogadores no ataque, o que voltou a dar ao Boavista espaços pelo lado esquerdo. Mas foi pelo outro lado do campo que os rubro-negros ampliaram. Após jogada individual, Diego Souza foi derrubado na área. O próprio camisa 87 cobrou com categoria, sem chances para Felipe: 2 a 0.

Segundo tempo
Com a boa vantagem no placar, o Leão voltou sem mudanças para a segunda etapa. Já no Boavista, o experiente técnico Joel Santana sacou o zagueiro Anderson Luiz para a entrada do atacante Robert. Em seguida, o também atacante Leandrão (ex-Sport) substituiu o meia Erick Flores, que saiu lesionado logo aos dois minutos.

As mudanças, em tese, deixariam o Boavista mais ofensivo e ao mesmo tempo dariam mais espaços para os rubro-negros contra-atacarem. Porém, até 15 minutos, não aconteceu nem uma coisa, nem outra. Melhor para o Sport, que seguiu administrando bem a partida. Cenário que foi se apresentando a cada minuto mais tranquilo para os leoninos com o time carioca mostrando não ter forças para buscar uma reação.

Com o jogo ao seu mercê, o Sport não precisou se esforçar para fazer o terceiro, novamente com André, aos 28 minutos, aproveitando cruzamento de Samuel Xavier, deixando o time pernambucano muito próximo da quarta fase da Copa do Brasil.
 
Ficha do jogo

Boavista 0
Felipe; Maicon, Anderson Luiz (Robert), Antônio Carlos e Thiaguinho; Gustavo Geladeira, William Maranhão, Felipe Gabriel (Tiago Amaral) e Erick Flores (Leandrão); Pedro Botelho e Mosquito. Técnico: Joel Santana 

Sport 3
Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval e Mena; Rodrigo, Ronaldo (Fábio), Everton Felipe (Neto Moura), Diego Souza e André (Paulo Henrique); Leandro Pereira. Técnico: Daniel Paulista

Local: Estádio Elcyr Resende, em Saquarema (RJ). Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP). Assistentes: Rogério Pablos Zanardo e Alberto Poletto Masseira (ambos de SP). Gols: André (18 min do 1º e 28 min do 2º) e Diego Souza (29 min do 1º). Cartões amarelos: Thiaguinho, William Maranhão e Leandrão (BV), André e Ronaldo Alves(S)