Sport

SPORT

Com Sul-Americana, maratona do Sport tem possibilidade de até 9 jogos em 22 dias

No início de abril, Sport fará quatro jogos em apenas uma semana

postado em 20/03/2017 08:22 / atualizado em 21/03/2017 12:24

Julio Jacobina/DP
O Campeonato Brasileiro começa apenas em maio, mas pelo menos em um quesito o Sport já aparece à frente dos demais clubes da Série A. Ao lado de Chapecoense e Vitória, o Rubro-negro pernambucano é a equipe que mais entrou em campo em jogos oficiais na atual temporada. Até a partida do último domingo, contra o Belo Jardim, foram 16 em 54 dias. Uma média de um novo compromisso a cada pouco mais de três dias.
 
Maratona que não tem data para acabar. E que tende a piorar, com o início da participação rubro-negra na Copa Sul-Americana, a quarta competição do Sport no ano. Com a possibilidade do time participar de nove jogos em um espaço de apenas 22 dias. O que representa um adversário a cada dois dias e meio (aproximadamente).

Isso porque o duelo de ida contra o Danúbio-URU está marcado para o dia 6 de abril (uma quinta-feira), na Ilha do Retiro. Jogo que estará imprensado entre os dois últimos compromissos do Leão no hexagonal do Campeonato Pernambucano. Um deles, contra o Salgueiro, marcado para a véspera da estreia no torneio internacional, também na Ilha do Retiro.

Na sequência, três dias depois, os leoninos voltam a campo pelo Estadual para enfrentarem o Central, ainda em local não definido. Inicialmente a partida está marcada para o estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Palco que está vetado pela Federação Pernambucana de Futebol. Assim, os centralinos vêm mandando seus jogos contra os grandes no Recife. Porém, no mesmo dia, e provavelmente no mesmo horário por se tratar da última rodada, Santa Cruz e Náutico se enfrentam no Arruda.
 

Planejamento

Apesar de se mostrar preocupado com o excesso de jogos, o técnico Daniel Paulista tenta se virar como pode. Dentro do planejamento da temporada, já utilizou a equipe alternativa quatro vezes (todas no Pernambucano). Expediente que deve utilizar novamente nos dois últimos compromissos do Estadual. Porém, caso não haja uma mudança para evitar a proximidade nas datas dos jogos da Sul-Americana e Copa do Brasil, competições tidas como prioritárias pela diretoria rubro-negra, o treinador ainda não pensou em uma alternativa.

"O Sport é o time que mais jogou no País. É uma situação extremamente complicada, mas mesmo com o calendário difícil estamos nos caminhos da vitórias. Só na primeira semana de abril teremos jogos domingo, quarta, quinta e domingo. Mas vamos elaborar o planejamento dentro da melhor forma possível", pontuou o comandante leonino.
 
Computando também os clubes da Série B, o time que mais entrou em campo até agora em 2017 é o ABC, com 18 jogos entre o campeonato estadual, a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste.

A maratona do Sport

Quarta-feira
Sampaio Corrêa x Sport (Copa do Nordeste)

Domingo
Sport x Santa Cruz (Campeonato Pernambucano)

29/3 (quarta-feira)
Jogo de ida das quartas de final da Copa do Nordeste

2/4 (domingo)
Jogo de volta das quartas de final da Copa do Nordeste

5/4* (quarta-feira)
Sport x Salgueiro (Campeonato Pernambucano)

6/4 (quinta-feira)
Sport x Danúbio (Copa Sul-Americana)

9/4 (domingo)
Central x Sport (Campeonato Pernambucano)

*5, 12 e 19 de abril são as datas reservadas para a 4ª fase da Copa do Brasil