Sport

SPORT

Contra Danubio, Sport tenta eliminar pela 1ª vez um time estrangeiro na Sul-Americana

Leão nunca passou da segunda fase no torneio internacional, sendo eliminado pelo Libertad, do Paraguai, em 2013, e pelo Huracán, da Argentina, em 2015

postado em 04/04/2017 09:00 / atualizado em 04/04/2017 09:09

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press//Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Sonho de consumo da maioria dos rubro-negros, a Copa Sul-Americana começa na próxima quinta-feira, diante do Danubio, do Uruguai, na Ilha do Retiro. E se quiser alcançar o seu primeiro título internacional, o Sport terá que, já de cara, derrubar um tabu. Dessa vez, fora da fronteira. Isso porque a equipe pernambucana nunca eliminou um adversário estrangeiro em um mata-mata válido pela competição da Conmebol.

Esta será a quinta participação seguida do Sport na Sul-Americana. E em nenhuma delas a equipe conseguiu passar da segunda fase, sendo eliminado duas vezes por times estrangeiros. A primeira em 2013, quando após passar pelo Náutico, no clássico válido pela fase nacional, esbarrou no Libertad, do Paraguai, com duas derrotas. A primeira por 2 a 0, em Assunção, e a segunda por 2 a 1, na Arena de Pernambuco. 

Já em 2015 o carrasco foi um argentino. Depois de superar o Bahia na fase brasileira, os rubro-negros encararam o Huracán. Dessa vez, a partida de ida foi na Ilha do Retiro com empate por 1 a 1. Na volta, o Leão não foi páreo para os argentinos, sendo goleado por 3 a 0.

Nas outras duas participações da Sula, o Sport caiu para brasileiros, sendo eliminado pelo Vitória, em 2014, e pelo Santa Cruz, no ano passado.

Histórico à parte, o técnico Ney Franco se mostra confiante em uma boa participação do Leão desta vez. Com direito a almejar o título. Conquista que o treinador já possui com o São Paulo, em 2012. "Quero ser bicampeão. O gostinho é bom de ser campeão internacional. Vamos trabalhar para isso. Tenho certeza que a equipe tem condição de lutar pelo título."

Libertadores
Além dessas edições da Sul-Americana, as outras duas participações do Sport em torneios da Conmebol foram na Copa Libertadores. Na primeira, em 1988, não passou da primeira fase, em um grupo que tinha ainda o Guarani e os peruanos, Alianza Lima e Universitário. Já em 2008, passou para as oitavas em primeiro em uma chave que tinha Palmeiras, Colo Colo e LDU. Porém, nas oitavas, caiu frente o alviverde paulista, nos pênaltis.