Sport

COPA DO NORDESTE

Árbitro registra confusões no Arruda e pode gerar punições para Santa Cruz e Rithely

Péricles Bassols relatou arremessos de objetos e conduta antidesportiva

postado em 04/05/2017 18:28 / atualizado em 04/05/2017 20:01

Ricardo Fernandes/DP
A súmula do Clássico das Multidões, da última quarta-feira, pela Copa do Nordeste, constou anotações que podem levar o volante rubro-negro Rithely e o Santa Cruz para os tribunais. O árbitro Péricles Bassols relatou "gestos obscenos" feito pelo jogador do Sport em direção aos torcedores do Tricolor, no Arruda. Também não poupou a torcida da Cobra Coral ao informar que objetos foram atirados no gramado após o primeiro gol da vitória leonina por 2 a 0, marcado por Everton Felipe.

Bassols contou que "um chinelo e duas latas de refrigerante fechadas e cheias" foram arremessadas pela torcida do Santa Cruz depois de "gestos provocativos" de Everton Felipe. Em seguida, o quarto árbitro recebeu os objetos para o devido registro. Com isso, a Cobra Coral pode ser enquadrada no inciso II do artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A pena prevista é de perda do mando de campo de uma a dez partidas além de multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

Já no caso leonino, o volante Rithely pode receber uma punição ainda superior aos dois jogos de gancho que terá de cumprir por ter recebido o terceiro cartão amarelo além da expulsão direta. Já fora dos jogos contra o Bahia pela final da Copa do Nordeste, o atleta pode ser denunciado em dois artigos. No 254, trata-se da jogada violenta com pena de uma a seis partidas. Nesse caso, o rubro-negro foi expulso pela entrada no meia do Santa Cruz, Thomás.

Rithely ainda pode ser denunciado pelos artigos 258-A e 258-B. O primeiro trata da provação ao público com pena prevista de duas a seis partidas de punição. A arbitragem relatou que o atleta fez gestos obscenos para a torcida rival. O volante também invadiu o campo em duas ocasiões, logo após o segundo gol leonino e o fim da partida. Com esses atos registrados, ele também pode levar um gancho de um a três jogos.

Outros expulsos 

O Santa Cruz ainda pode perder outros jogadores com punições a serem cumpridas em competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) - já que a Copa do Nordeste é organizada pela entidade. Bassols registrou as expulsões de Wellington Cézar, Vitor e Elicarlos como conduta violenta, cabendo punição no artigo 254.