Sport

SPORT

Adidas 'divide' o título de 1987 em rede social e Sport promete acionar a Justiça

Ao responder críticas de flamenguistas sobre a frase na camisa do Leão, empresa escreveu: "Para nós, ambos os times foram campeões naquele ano"

postado em 15/05/2017 16:45 / atualizado em 15/05/2017 17:47

Diario de Pernambuco // Adidas/Reprodução
Sempre foi assim: qualquer manifestação que ousasse dividir o título do Campeonato Brasileiro de 1987 do Sport com o Flamengo, recebia o imediato repúdio da diretoria do clube pernambucano. Fosse de quem fosse. Dirigente, entidade oficial ou órgão de imprensa, Aconteceu, por exemplo, com a Revista Placar e com a própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF). E assim será com a Adidas, fornecedora de material esportivo do Sport desde 2014.

Por conta da frase “O Brasil é teu”, colocada na camisa do Leão lançada neste ano, em alusão à conquista que teve a expressão como manchete do Diario de Pernambuco à época, torcedores do Flamengo foram para o ataque no Twitter na tarde desta segunda-feira. As críticas motivaram uma resposta da empresa alemã, direcionada a uma torcedora do Flamengo. “Oi, Niely. O novo manto do Fla faz alusão ao uniforme de 87. Para nós, ambos os times foram campeões naquele ano.” (sic!).

Logo depois, em resposta a outro torcedor, também do Flamengo, a Adidas entrou em contradição. Afirmou não adotar posicionamento na polêmica. Em seguida, acrescentou que, para a empresa, “ambos os clubes tiverm título nesse ano”. Adotou, portanto, o posicionamento, sempre contestado pelo Sport, de reconhecer os dois clubes como campeões brasileiros de 1987.

Resposta do Sport a Adidas

Após o pronunciamento, veio o contra-ataque. Torcedores do Sport começaram a cobrar, do clube, um posicionamento enérgico sobre o posicionamento da Adidas. Em seguida, o clube soltou uma nota oficial. Confira abaixo:

Diante da infeliz publicação da Adidas Brasil em seu perfil na rede social Twitter sobre o título de 1987, na tarde desta segunda-feira (15), o Sport Club do Recife informa que vai tomar todas as medidas cabíveis e necessárias perante a Adidas e o Poder Judiciário, no sentido de que seja respeitada a decisão transitada em julgado no STF, inclusive com a devida reparação civil aplicável ao caso. Decisões judiciais devem ser respeitadas e ninguém está acima da Lei, nem a Adidas.