Sport

SPORT

Em busca de mais um passo na evolução, Sport busca 1ª vitória fora de casa na Série A

Após derrotar o Flamengo, leoninos chegam empolgados para enfrentar o Vasco, neste sábado, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro

postado em 09/06/2017 20:30 / atualizado em 09/06/2017 20:40

Paulo Paiva / DP
Depois da primeira vitória sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo, o Sport tentará neste sábado, o segundo passo no seu processo de evolução dentro do Campeonato Brasileiro. Após perder longe do Recife para Ponte Preta e Avaí, sem marcar gols, os rubro-negros enfrentam o Vasco, às 19h, em São Januário, em busca dos primeiros pontos como visitantes na competição. E na cartilha da Série A, somar pontos também fora de casa é fundamental. Que o diga as duas últimas campanhas do próprio Sport. Seja lutando contra o rebaixamento ou buscando uma vaga na Copa Libertadores, os pontos não somados fora da Ilha do Retiro, de uma forma ou de outra, fizeram falta. 

No ano passado, o motivo foi óbvio. Com apenas 12 dos seus 47 pontos conquistados como visitante (apenas 25,5% do total), os rubro-negros foram obrigados a garantir a sua permanência na Série A apenas na última rodada, com a obrigação de vencer o Figueirense em casa. Já em 2015, quando terminou na sexta colocação, a falta de pontos fora de casa também pesou. 

Isso porque, dos 59 pontos da equipe, apenas 15 foram obtidos sem a maioria da torcida na arquibancada. O que curiosamente, representa o mesmo percentual de 25,5% dos pontos totais. Caso fosse um pouco mais efetivo, o Leão fatalmente teria obtido uma vaga na Libertadores, meta do clube novamente este ano.

Alteração

E para o Sport não retornar a Recife novamente zerado, Luxemburgo pela primeira vez aposta na manutenção de uma base. Isso porque, o treinador deve fazer apenas uma mudança com relação ao time que começou o jogo da última quarta-feira, contra o Flamengo, com o meia Thomás (autor do segundo gol na vitória por 2 a 0), tendo a sua primeira chance como titular, mandando o prata da casa Everton Felipe para o banco de reservas. Vale lembrar que o técnico segue sem poder contar com o meia Diego Souza, que está com a seleção.

Além da repetição da equipe, outro trunfo que o treinador pretende usar na partida é a pressão contra o Vasco, que foi goleado por 5 a 2, pelo Corinthians, também em São Januário. No entanto, o técnico fez questão de deixar claro que, para tirar proveito da situação adversa do rival, o Sport precisará jogar com inteligência.

"Não podemos criar muitas expectativas em função dos resultados do Vasco e esquecer as nossas expectativas. Jogar contra o eles em São Januário sempre é muito difícil, mas vamos em busca do resultado positivo. Sabemos que o Vasco pode estar mordido demais e com tirar proveito ou não. Vai depender muito do nosso comportamento. Vamos ter que saber jogar", pontuou.

Ficha do jogo

Vasco
Martín Silva, Gilberto, Breno, Paulão e Henrique; Jean, Douglas, Nenê, Mateus Vital e Manga; Luis Fabiano. Técnico: Milton Mendes

Sport
Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval e Patrick; Anselmo, Thallyson e Rithely; Thomás, André e Osvaldo. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. Horário: 19h. Árbitro: Caio Max Vieira (RN). Assistentes: Flávio Gomes Barroca e Vinícius Melo de Lima (ambos do RN).