Sport

SPORT

Entre maiores "ladrões" de bola da Série A, volante Patrick se consolida no Sport

Com 80% de aproveitamento nas investidas, atleta é o jogador mais efetivo em desarmes do Rubro-negro, time que é líder do fundamento no Brasileirão

postado em 18/07/2017 18:48 / atualizado em 06/10/2017 13:23

Yuri de Lira/DP
Rithely tem sido o protagonista da cabeça de área do Sport ao longo dos últimos anos. Foi sugerido até na Seleção Brasileira pelo técnico Vanderlei Luxemburgo depois do jogo contra o Botafogo, no Engenhão, visto in loco por Tite. Mas o seu atual parceiro de posição também tem obtido destaque. Patrick se consolida no setor como maior ladrão de bola do time na Série A, competição na qual o Leão é o líder em desarmes em números absolutos.
   
Patrick se firmou entre os titulares do Sport quase imediatamente depois da sua chegada no clube, no início de junho. Também lateral-esquerdo, voltou a atuar como volante e não decepcionou. Na retaguarda do meio-campo, aliás, ele já havia sido o terceiro maior ladrão de bolas do Brasileiro de 2015.

Hoje, segundo dados do site de estatísticas Footstats, Patrick é o sétimo da competição em desarmes certos, com 36 dos 269 feitos pelo Sport até agora no Brasileirão. "Marcação forte é uma característica minha. Estou conseguindo implantar isso aqui no Sport. Quanto mais bola roubar, melhor", disse o volante. Ao mesmo tempo, o atleta é um dos segundos em "botes" errados na mesma Série A, com nove falhas. Um dado, porém, que mostra a sua iniciativa em recuperar a posse de bola, o que conseguiu em 80% das suas tentativas.

Apesar da derrota do Sport na última quinta-feira para o Botafogo, na qual a sequência positiva do time foi interrompida, Patrick considera ele e o Rubro-negro em boa fase. Espera a cada jogo se estabelecer ainda mais como parceiro de Rithely na cabeça de área do Leão.

"Acho que momento é maravilhoso, tanto meu quanto o da equipe. Fico feliz por ter chegado e já ajudado. Pretendo continuar me dedicando e, se Deus quiser, conseguir essa parceria com Rithely e com todos os companheiros dentro de campo", afirmou.

Recuperação do time na Série A

Patrick mira devolver o Sport às primeiras posições na tabela a partir de vitórias nas duas próximas partidas da Série A, ambas como mandante: diante do Atlético-GO (na Ilha do Retiro) e Palmeiras (na Arena de Pernambuco). "São dois jogos importantes em casa. É a nossa oportunidade de voltar ao G6. É fazer o nosso dever de casa. Independentemente do adversário, tem que conquistar os três pontos e subir na tabela." Foca primeiro no time goiano, lanterna.

Embora o adversário seja o último colocado, não haverá facilidade para o Leão, prevê. "Esses jogos são os mais perigosos, mas a gente tem que entrar com atenção total, se dedicar, ter concentração durante a partida. Quando tiver a oportunidade, fazer os gols, não relaxar. Esses jogos são os mais difíceis", contou.

Times com mais desarmes na Série A:
1º) Sport - 269
2º) Botafogo - 256
3º) Cruzeiro - 254
4º) Flamengo - 246

Números de Patrick
36 desarmes certos (1° desarmador do Sport/7° da Série A)

9 desarmes errados/1° em indíce de erro no Sport/2° em índice de erro na Série A

Total de desarmes: 45

Aproveitamento em desarmes: 80%

* dados do site Footstats