Sport

SPORT

Qual dupla de zaga do Sport rende mais?

Durval, Henríquez e Ronaldo Alves alternam a titularidade e o Superesportes fez um levantamento para apontar qual dupla tem melhor aproveitamento

postado em 15/08/2017 12:00 / atualizado em 15/08/2017 12:12

Ricardo Fernandes/DP // Ricardo Fernandes/DP // Julio Jacobina/DP
Os bons frutos colhidos pelo Sport sob o comando de Vanderlei Luxemburgo são inegáveis. Além da virada de turno do Brasileirão na zona de classificação à Libertadores, o clube realiza a sua melhor campanha na história da Copa Sul-Americana. Entretanto, os feitos do técnico não o exime das críticas da torcida rubro-negra. Entre as principais reclamações, boa parte é direcionada ao rodízio na dupla de zaga implementado pelo treinador a partir da sua oitava partida no comando. O Superesportes fez o levantamento de cada uma das 20 partidas em que o trio Durval, Henríquez e Ronaldo Alves alternaram entre si e mostra qual a configuração, em números, que apresenta o melhor rendimento.

Apesar de não ser a dupla mais utilizada por Luxemburgo, a configuração com Ronaldo Alves e Henríquez apresenta a menor média de gols sofridos: 0,5 gol por jogo, ou um gol a cada dois jogos. Foram utilizados juntos em seis oportunidades, sendo quatro vitórias e um empate, invictos pela Série A. A única derrota da dupla foi para o Arsenal-ARG, no 2 a 1 pela Copa Sul-Americana, onde o time acabou conquistando a classificação para as oitavas.

O segundo melhor rendimento é da zaga que mais esteve em campo com o técnico. Ronaldo Alves e Durval foram acionados em 11 partidas e sofreram 12 gols, aproximadamente um gol por partida. Com a dupla, o Sport venceu quatro jogos, empatou três vezes e perdeu outras quatro.

Por último, utilizada apenas em três partidas, a dupla Durval e Henríquez tem o pior rendimento: cerca de 1,66 gols por jogo, ou seja, três gols a cada duas partidas. O Leão perdeu dois jogos com esta configuração e venceu apenas uma vez, entretanto, aquela que foi uma das melhores exibições do time na temporada, quando bateu o Arsenal-ARG por 2 a 0, em casa, pela Copa Sul-Americana. Luxemburgo ainda utilizou Matheus Ferraz uma única vez ao lado de Durval, em sua estreia no Sport, mas o atleta foi emprestado ao Goiás pouco tempo depois.

Responsabilidade coletiva

Apesar dos zagueiros terem como principal responsabilidade ajudar a evitar os gols, Vanderlei Luxemburgo faz questão de ressaltar que esse papel é uma tarefa coletiva, que também se expande aos atletas mais ofensivos do time. “O pessoal fala que quando toma gol ou é o goleiro ou é a zaga, mas às vezes começa por um erro de um passe na saída de bola. É uma série de coisas. A marcação de um time é coletiva, não só dos zagueiros. Começa com os atacantes”, afirmou o treinador, em entrevista ao canal do Sport no YouTube.

Após a derrota para o Corinthians, que selou o primeiro turno da Série A, o treinador chegou a deixar em aberto a possibilidade de encerrar os rodízios. Ideia que parece ter sido abandonada pelo treinador, que justificou o motivo. “Com a experiência que tenho de tantos jogos, sei que o jogador vai tomar cartão. Aí você pega um jogador que não está treinado e ele vai sentir”, disse, apontando Durval, Henriquez e Ronaldo Alves em condições semelhantes tecnicamente. “São jogadores que se equivalem e, por isso, fiz um revezamento entre eles para que estejam sempre com ritmo de jogo.”

Ronaldo Alves e Durval

11 jogos
4 vitórias
3 empates
4 derrotas
12 gols sofridos
1,09 gol por jogo

Pernambucano

Salgueiro 0 x 1 Sport

Brasileiro
Avaí 1 x 0 Sport
Sport 2 x 0 Flamengo
Vasco 2 x 1 Sport
Sport 0 x 0 São Paulo
Sport 1 x 3 Vitória
Atlético-MG 2 x 2 Sport
Sport 1 x 0 Atlético-PR
Sport 3 x 0 Chapecoense
Sport 0 x 2 Palmeiras
Sport 2 x 2 Fluminense

Ronaldo Alves e Henríquez

6 jogos
4 vitórias
1 empate
1 derrota
3 gols sofridos
0,5 gol por jogo

Brasileiro
Santos 0 x 1 Sport
Coritiba 0 x 3 Sport
Sport 4 x 0 Atlético-GO
Bahia 1 x 3 Sport
Sport 0 x 0 Ponte Preta

Sul-Americana

Arsenal-ARG 2 x 1 Sport

Henríquez e Durval

3 jogos
1 vitória
2 derrotas
5 gols sofridos
1,66 gol por jogo

Brasileiro

Botafogo 2 x 1 Sport
Corinthians 3 x 1 Sport

Sul-Americana
Sport 2 x 0 Arsenal-ARG

Matheus Ferraz* e Durval

Copa do Brasil
Sport 1 x 1 Botafogo

* Zagueiro foi emprestado ao Goiás.