Sport

SPORT

No Sport, Henríquez faz cálculo para zerar logo chance da queda e lutar por Libertadores

Zagueiro quer espantar fantasma do rebaixamento ganhando as três próximas partidas para ficar a três da média histórica para não cair na Série A

postado em 17/10/2017 18:45 / atualizado em 17/10/2017 19:48

Williams Aguiar/Sport Club do Recife
No ano passado, o Sport só se livrou do rebaixamento na última rodada da Série A ao derrotar o Figueirense por 2 a 0, na Ilha do Retiro. Integrante daquele time, Henríquez não quer que o Leão viva a mesma agonia nesta edição do campeonato. Para o zagueiro, a briga do Rubro-negro nas últimas rodadas tem que ser pela conquista de vaga na Copa Libertadores de 2018.

Apesar de o Sport vir de uma vitória e um empate, resultados que o mantiveram de fora do Z4, Henríquez reconhece que a equipe ainda vive sob a ameaça da degola. Mas não quer permanecer por muito tempo assombrado por esse fantasma, como aconteceu em 2016. 

"A gente conseguiu se salvar do rebaixamento da última rodada, mas a nossa ideia agora não é essa. Agora é tentar ganhar as partidas e somar a maior quantidade de pontos possíveis para fazer uma coisa totalmente diferente, que é brigar para ainda conseguirmos no final do campeonato chegar ao grupo de vaga na Libertadores", disse o jogador. 

A dez jogos do término da Série A, o colombiano pretende estar mais sossegado já após as próximas três rodadas. Faz as suas contas. Espera ganhar os três compromissos seguintes para que o Sport alcance 43 pontos na tabela - só três a menos que a margem histórica para não cair no Brasileirão.

"Temos nove pontos para nos distanciarmos do Z4. A sequência é essa. Rodada após rodada, vamos tentar nos livrar por antecipação do rebaixamento", contou Henríquez. O Sport encara o Santos na próxima quinta-feira, na Ilha do Retiro. Em seguida, tem dois compromissos contra adversários diretos contra a queda: visita o Atlético-PR, na Arena da Baixada, e depois recebe o Coritiba, em casa. 

Ainda que faça contas otimistas, Henríquez reconhece que nessa reta final do Brasileiro a missão do Sport se tornará ainda mais difícil. Argumenta que o desgaste proveniente da "maratona" de jogos da temporada, agravados pelas viagens, pode ser um problema para o Leão.

"Realmente, a medida que o campeonato vai acabando, as coisas se tornam mais difíceis. Até porque as viagens para o Sport, as distâncias, são complexas. O rendimento do time precisa ser o melhor e mais efetivo que agora, porque no final do campeonato tudo se torna mais complicado. Não seria bom carregar isso (a possibilidade da queda) até a última rodada", finalizou.