Sport

SPORT

Livro sobre o título brasileiro do Sport de 1987 é lançado nesta segunda-feira no Recife

"1987 - De fato, de direito e de cabeça", dos jornalistas André Gallindo e Cassio Zirpoli, tem evento na Livraria Cultura do Shopping RioMar

postado em 06/11/2017 08:48 / atualizado em 06/11/2017 09:55

Nando Chiappetta/DP
Mil Novecentos e oitenta e sete é um ano que, para o futebol brasileiro, tende a ser eterno. Pelas controvérsias que envolveram o Brasileirão mais polêmico da história nacional. E pelo imbróglio jurídico que transformou Sport e Flamengo em rivais históricos. As nuances dessa história, que neste ano completou três décadas e ganhou, pelo menos no campo jurídico, o desfecho definitivo a favor do Rubro-negro pernambucano através de uma decisão do Superior Tribunal Federal (STF), estão esmiuçados no livro "1987 - De fato, de direito e de cabeça", dos autores André Gallindo e Cassio Zirpoli, publicados pela edita Onze Cultural/Zinnerama. O lançamento acontece às 19h de hoje, na Livraria Cultura, do Shopping Rio Mar, no Recife. 

Com prefácio do jornalista Tino Marcos, a obra conta, passo a passo, a caminhada nos bastidores, no gramado e na justiça até o título do Sport. Resultado de um trabalho de pesquisa e entrevistas durante seis anos envolvendo os dois jornalistas, André, hoje na Rede Globo do Rio de Janeiro, e Cassio, editor do blog de esportes do Diario de Pernambuco, o lançamento da obra contará com a presença do capitão do título do Leão em 1987, Estevam Soares, que estampa a capa do exemplar erguendo a famosa taça das bolinhas . 

“É gratificante primeiro por poder reviver a conquista em si e segundo por tudo que nós, falo nós o Sport, passamos com esses 30 anos. A obra desses dois amigos eterniza na literatura essa história, com bastidores, com documentos, fotos, tudo. E vem coroar esses 30 anos da conquista”, disse Estevam, em visita ao Diario.

Embora escrito por dois autores ligados a Pernambuco, foram ouvidos no livro todos os lados que se enfrentaram nos gramados, nas salas de reuniões, nos tribunais. Do Rio de Janeiro a Porto Alegre, de Campinas ao Recife. “No início, a ideia era contar a trajetória do Sport em 1987. Só que para contar a história do Sport, a gente precisava entender a história do campeonato como um todo. E ao contar a história de um lado que faz parte de toda a história, a gente acaba falando de todos os lados. Tanto que entrevistamos mais ex-presidentes do Flamengo do que do Sport”, ressalta o autor recifense André Gallindo. 

Entre tantos ouvidos pelos autores, estão o técnico da seleção brasileira Tite (então zagueiro do Guarani), Ricardo Rocha, Zico, Emerson Leão, Arnaldo Cezar Coelho, Carlos Miguel Aidar, Márcio Braga, Eurico Miranda, Homero Lacerda, Kleber Leite, Patrícia Amorim, Juninho Pernambucano... Memórias e versões. Dos dois lados. Das dezenas de lados. 

“Foram 51 entrevistas de todos os estados dos clubes envolvidos na competição. A gente costuma falar que, somente do Flamengo, para não parecer que é um livro do Sport, foram quatro ex-presidentes. Todos mandatários dentro do contexto histórico direto, como Márcio Braga, presidente em 1987. E chegamos a 2017 com o livro 80% concluído e acabou sendo um ano inevitável, pela decisão do STF e os 30 anos do título, que a gente não fizesse um esforço maior para que ele saísse agora.. Era um gancho muito grande e deu tudo certo para que a obra saísse em um ano tão emblemático”, pontuou Cassio Zirpoli, jornalista nascido em Macapá radicado em Pernambuco.