Sport

SPORT

Direção muda de posição sobre comando técnico do Sport e se perde no fim do ano

Volátil em relação aos seus técnicos e com discursos precipitados, diretoria expõe falta planejamento para reta final da Série A e 2018

postado em 15/11/2017 12:00 / atualizado em 15/11/2017 15:41

Marlon Diego/Esp.DP
Enquanto o time se afunda na zona de rebaixamento, a diretoria do Sport se mostra a cada dia mais perdida. Tem sido inconstante em relação à continuidade de Daniel Paulista no comando da equipe para as quatro rodadas finais do Brasileiro. Depois de receber negativas de Guto Ferreira e Argel Fucks para estes jogos finais, aprofundou-se no perfil de Milton Mendes e desistiu da negociação. Daniel, então, será mantido no cargo até o término do campeonato. Segundo o último (talvez não permanente) posicionamento do clube, exposto nessa terça-feira pelo vice-presidente Gustavo Dubeux, a busca é de um treinador só para 2018.

Assim que perdeu do lanterna Atlético-GO, no último domingo, Dubeux havia deixado em aberto a possibilidade de trazer um novo técnico para as partidas finais da Série A a fim de evitar a queda. O clube não demorou para entrar em contato com Guto e Argel ainda naquela noite. O primeiro não quis abraçar o projeto leonino após ter sido demitido do Internacional. Ao segundo, na contramão do que pensa hoje a diretoria, foi oferecido um contrato apenas até o fim do campeonato, e ele não aceitou o trabalho a curto prazo. 

De acordo com apuração da reportagem, Milton Mendes também foi cantado pela direção. Contudo, o Sport desistiu de prosseguir com a negociação. Sem fechar com ninguém, o clube mudou de discurso e voltou a respaldar Daniel Paulista. Ao ter colocado o trabalho dele em xeque quando foi em busca de novos treinadores, agora enverniza-o novamente como profissional habilitado para livrar a equipe do Z4. A inconstância da direção em relação aos seus comandantes e os discursos precipitados não vêm de hoje, no entanto. Os mesmos erros se repetem na gestão. 

Antes da segunda efetivação de Daniel, Vanderlei Luxemburgo também lidou com o comportamento volátil da diretoria. Luxa teve apalavrada uma renovação contratual para a temporada que vem logo após ter sido goleado por 5 a 0 para o Grêmio, em Porto Alegre. Passado pouco menos de dois meses, sem conseguir fazer a equipe render, foi demitido, e o Sport abdicou de um projeto que desenhado com ele para o ano que vem. 

Depois de três técnicos de perfis diferentes nesta temporada (Daniel Paulista, Ney Franco e Vanderlei Luxemburgo), nas palavras de Dubeux o Sport procura agora um nome que seja “um gestor de pessoas” para 2018. Para vencer o Palmeiras nesta quinta-feira, no Allianz Parque, e respirar um pouco na tabela, o clube volta a depositar confiança em Daniel e em cobranças que a diretoria fez, individualmente, a cada jogador do elenco.