Sport

SPORT

Vitória do Fluminense sobre a Ponte Preta deixa Sport mais vivo na luta contra a degola

Leão vê Macaca estacionar, termina rodada a um ponto de sair da zona da degola e enfrentará times sem mais compromissos na tabela

postado em 20/11/2017 18:41 / atualizado em 20/11/2017 20:21

NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Se a vitória sobre o Bahia manteve o Sport vivo na luta contra o rebaixamento, ontem o Fluminense deu uma grande ajuda para o Leão. No Maracanã, o Tricolor derrotou a Ponte Preta por 2 a 0, evitou que a Macaca se desgarrasse do Z4 e deixou o time pernambucano ainda mais vivo na competição. De quebra, o Tricolor Carioca anulou as chances de ser rebaixado e enfrenta a equipe de Daniel Paulista no próximo sábado, de novo no Maraca, com a já vida resolvida. Diferentemente da Ponte, que nesta penúltima rodada receberá o Vitória, no Moisés Lucarelli, em confronto direito para tentar escapar da queda.

A dois jogos do fim da Série A, o Sport fica a só um ponto de deixar a zona da degola. Embora tenha um saldo de gols inferior ao dos concorrentes diretos, a condição do Rubro-negro é bem melhor que nas duas rodadas anteriores, quando estava a três de sair da Z4. O Leão ainda não depende apenas só dele para fugir da queda. Mas, depois da derrota da Ponte, agora só depende de si mesmo para chegar com chances na última rodada. 

O Sport ficou com chances de até mesmo deixar o grupo dos quatro piores no próximo jogo. Para tanto, precisaria ganhar do Flu, torcer para a Ponte ganhar ou empatar com o Vitória e ainda tirar um gol de saldo de diferença para a Macaca (hoje os campineiros têm -13; os leoninos, -14). Em teoria, outro atenuante para o Rubro-negro é a condição que os seus próximos adversário chegam para lhe enfrentar: o Flu, agora sem pretensões no campeonato, além do campeão Corinthians, por fim, na Ilha do Retiro. O Timão, inclusive, está utilizando-se de uma equipe mista.

Já Ponte Preta e Vitória, após duelarem entre si no próximo domingo, vão finalizar a competição diante de equipes que ainda nutrem o sonho por classificação à Copa Libertadores de 2018 - Vasco (em São Januário) e Flamengo (no Barradão), respectivamente. Com o Fluminense salvo da degola, a briga contra a queda no Brasileiro se restringe a cinco times: Coritiba, Vitória, Ponte Preta, Sport e Avaí. Deles, só dois escaparão. O Atlético-GO já teve a sua ida à Série B de 2018 matematicamente sacramentada.