Sport

SPORT

Sport aposta na história e contrata Nelsinho Batista para ser treinador em 2018

Clube formalizou acordo após reunião com o técnico no Recife, nesta terça

postado em 12/12/2017 14:36 / atualizado em 13/12/2017 15:09

Helder Tavares/DP
O ídolo está de volta à velha casa. Campeão da Copa do Brasil pelo Sport em 2008, o técnico Nelsinho Batista é quem vai comandar o time rubro-negro na temporada 2018. Nove anos longe da Ilha do Retiro para se aventurar e vencer no futebol do Japão, o treinador foi o escolhido para o cargo após negociação arrastada com a diretoria. A contratação foi confirmada oficialmente nesta terça-feira pelo clube após uma reunião com a diretoria já na capital pernambucana. A apresentação está marcada para as 16h, na sala de entrevistas da Ilha do Retiro.

O Sport tentava repatriar Nelsinho desde o fim da Série A, quando Daniel Paulista ainda estava à frente da equipe na luta contra o rebaixamento. Mas o clube esbarrava nos valores exigidos, elevados para a realidade do Leão. A alta pedida fez a direção recuar até as negociações serem retomadas e ambas as partes chegarem, enfim, a um acordo ainda durante a noite da última segunda-feira e que teve apenas detalhes debatidos nesta terça.
 
Recentemente, outros dois nomes de treinadores estiveram também na pauta da diretoria rubro-negra: Paulo Autuori e o filho de Nelsinho, Eduardo Baptista - que foi preparador físico na época do pai no Sport e também já comandou o Leão, entre 2014 e 2015. Mas ele cumprirá contrato que tem vigente com a Ponte Preta.

Desde quando deixou o Sport, em 2009, Nelsinho Batista treinava times japoneses. Até 2014, foi técnico do Kashiwa Reysol, onde conquistou dois campeonatos nacionais, uma Copa do Imperador, uma Copa da Liga, uma Supercopa e a Copa Suruga. Em 2015, ele assumiu o Visel Kobe. Por ora, estava desempregado após deixar o time em setembro. Na Ilha, além da emblemática Copa do Brasil, o experiente comandante de 67 anos ganhou também dois estaduais (2008 e 2009).

No Brasil, Nelsinho também tem um vasto currículo, com direito a passagens em grandes clubes do país como Corinthians, Palmeiras, Internacional, Cruzeiro, São Paulo, Flamengo e Santos. Entre as principais glórias no futebol nacional, sagrou-se campeão brasileiro de 1990 pelo Corinthians. No Inter, levantou, em 1996, a taça da extinta Copa Mercosul - equivalente atual da Sul-Americana.