Sport

COPA DE CLUBES FEMININO

Sport organiza a Copa de Clubes Feminina em parceria com a FPF para março de 2018

A competição terá a participação de 16 equipes de oito estados do Nordeste

postado em 14/12/2017 19:33 / atualizado em 14/12/2017 21:08

Gabriel Melo/Esp. DP
O calendário do futebol feminino é escasso em competições. Normalmente, os times se prepararam para disputar apenas o Brasileiro e o Pernambucano. Apesar desse cenário, o primeiro semestre de 2018 terá mais uma oportunidade das atletas mostrarem o seu potencial. O Sport em parceria com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) está participando da organização da primeira edição da Copa de Clubes Feminina. A competição está prevista para acontecer entre os dias 3 a 14 de março. Ao todo, 16 equipes de oito estados do Nordeste serão participantes. Os representantes pernambucanos serão cinco: Sport, Náutico, Sete de Setembro, Cabense e Ipojuca. 

A coordenadora de futebol feminino do Sport, Nira Ricardo, que faz parte da comissão responsável pela organização da Copa de Clubes Feminina, conversou com o Superesportes e explicou sobre o papel do clube rubro-negro no projeto. "Peguntam se o projeto é do Sport, mas quero deixar claro que não é. Um amigo meu que tem uma empresa que ainda não posso revelar o nome até que saia no Diário Oficial mostrou o projeto de como a Copa de Clubes funcionaria. Verificamos se era viável e começamos a planejar isso para 2018. Esse meu amigo se juntou a mim, por que eu tenho conhecimento dentro do futebol feminino. A parceria é feita ele e com o coronel Genival Cerqueira (dirigente rubro-negro)", explicou Nira.

Formato

O torneio dividido em quatro fases será mata-mata. A primeira fase vai ser composta por quatro chaves com quatro equipes que vão disputar entre si. Na segunda, apenas dois times de cada grupo participam das quartas de final. Os quatro classificados disputam a semifinal e as duas últimas equipes nordestinas decidem a primeira final da Copa de Clubes Feminina. Ainda não existe uma programação definindo os jogos e seus respectivos locais. Segundo Nira, as informações serão repassadas assim que sair no Diário Oficial.

Premiações e possível parceria com o Esporte Interativo

Por causa do pouco recurso nesta primeira edição do campeonato e ausência de patrocínio, Nira explica por que as premiações não serão em dinheiro. "Acredito que as premiações serão medalhas e troféu. É a primeira Copa organizada para o futebol feminino. Vamos ter muitas despesas. As atletas terão acesso a hospedagem, transporte, translado, alimentação, tudo pago. Serão 25 pessoas por delegação. Por ser a primeira vez que estamos fazendo esse evento estamos sem recursos, principalmente pela falta de patrocínio. Mas estamos confiantes de que a Copa vai chamar atenção de patrocinadores e as próximas edições as premiações serão melhores. Inclusive existe a possibilidade de transmissão do Esporte Interativo. Peguei o número dele (do representante do canal de televisão) e vou propor algo gratuito. Caso dê certo, no próximo ano, eles podem até patrocinar a segunda Copa", comentou a coordenadora, Nira Ricardo.

Mudança do nome da competição

O torneio estava sendo sondada como a futura Copa Nordeste Feminina, contudo Nira Ricardo disse que conversou com Elias Gomes, da Federação Pernambucana de Futebol, pois o nome poderia ser usado pela federação. "Na realidade, a Copa será chamada Copa dos Clubes Feminina. Não poderá ser 'Copa Nordeste' porque é um nome que poderá 
ser utilizado pela federação. Eu conversei isso com Elias. Então achamos melhor mudar o nome. Mas o objetivo continua sendo o mesmo, dar espaço ao futebol feminino do 
Nordeste", pontuou Nira. 

De fora da Copa de Clubes Feminina

Dois times pernambucanos estão de fora da Copa de Clubes Feminina. O Vitória de Santo Antão foi convidado pelo Sport para a competição, mas o clube alegou falta de recursos para sua participação. "O problema é financeiro mesmo. A gente só retorna oficialmente em abril para o Campeonato Brasileiro. Estamos focando mais no time masculino. É complicado porque não temos muitas competições no feminino e os recursos ficam escassos. Tem essa Copa, mas a gente teria que trazer as jogadoras e isso seria mais despesas. Não é fácil, principalmente quando ninguém ajuda o clube", explicou Allan Rocha, diretor de futebol feminino do Vitória de Santo Antão - time que foi derrotado pelo Sport no Pernambucano Feminino deste ano.

O Ferroviário também foi chamado para o torneio, mas pelos mesmos motivos da equipe do Porto, não poderá participar do campeonato. "Fomos convidados, mas as meninas só 
vão estar reunidas no começo do ano. Elas estão emprestadas para outros times. Acho que não vamos participar, mas ainda é uma coisa que está sendo avaliada, caso algum time desista", disse Ericson Alfredo, diretor e treinador do time de futebol feminino do Ferroviário.

Outro clube que não vai marcar presença é o Porto. O responsável pelo futebol femino e presidente da Liga Desportiva Caruaruense (LDC), Valdêncio Santos, demonstrou insatisfação pelo time ter sido esquecido pelo Sport para disputar a Copa de Clubes Feminina. "A gente estava esperando ser convidado. Sabemos que quem está à frente disso é o Sport. O clube comentou a respeito, mas esqueceram de mandar um convite. Uma tal de Nira, ligou pedindo desculpas, falando que esqueceu. Disse ainda que se 
algum time desistir, colocaria a gente. Mas nós não queremos mais. Eu fiquei muito chateado e prefiro que o Porto não participe", enfatizou Valdêncio.

Times Participantes

Pernambuco: Sport, Náutico, Sete de Setembro, Cabense e Ipojuca 
Fortaleza: Caucaia 
Bahia: Vitória e Lusaca 
Paraíba: Botafogo da Paraíba 
Ceará: São Gonçalo 
Rio Grande do Norte: Cruzeiro de Macaíba 
Alagoas: UDA 
Sergipe: Canindé
Maranhão: Boa Vontade e Sampaio Corrêa 
Piauí: Tiradentes