Sport

SPORT

Vulnerável há dois anos, defesa do Sport não apresenta melhora com Nelsinho Batista

Entre os times mais vazados dos últimos Brasileiros, Leão da Ilha inicia 2018 sem evolução no setor mesmo diante de adversários teoricamente mais frágeis

postado em 17/02/2018 10:30 / atualizado em 16/02/2018 19:15

 Peu Ricardo/DP
O problema é antigo. Entra treinador, sai treinador, e a defesa do Sport continua vulnerável. O Rubro-negro figurou entre os times mais vazados nas edições 2016 e 2017 da Série A. No início desta temporada, mesmo diante de adversários teoricamente mais limitados na disputa do Estadual e da Copa do Brasil, o Leão também tem sido falho na retaguarda. Até então, o técnico Nelsinho Batista ainda não consertou o defeito. 

Após abrir 3 a 0 no placar, o Sport sofreu três gols do Ferroviário-CE em dez minutos, o que levou a decisão para os pênaltis, que culminou em sua eliminação da Copa do Brasil. Não foi a primeira vez que a equipe teve as suas redes balançadas três vezes num só jogo neste ano. No clássico com o Náutico, pelo Campeonato Pernambucano, aconteceu o mesmo. Derrota por 3 a 0 em desempenho paupérrimo da defesa.

No Estadual, o Sport passou incólume em três das cinco partidas que disputou - contra os frágeis Flamengo de Arcoverde (0 a 0), Afogados (2 a 0) e Pesqueira (2 a 0). Além dos gols sofridos na derrota para o Timbu, levou um gol do Central (1 a 1). Na estreia da Copa do Brasil, foi vazado uma vez na vitória por 2 a 1 sobre o Santos-AP.

No total, foram oito gols sofridos em sete jogos disputados em 2018, uma média de 1,1 por jogo. Apesar do rendimento geral ser ainda razoável, Nelsinho reconhece que a equipe não tem rendido defensivamente. Não atribui culpa só aos jogadores do setor, muitos deles mantidos das duas últimas temporadas. Mas projeta a correção das falhas após já ter mexido nas duplas de defesa, volantes e laterais.

“Eu diria que é o conjunto da obra. Às vezes, o ponto final vira a linha de defesa. Então, a culpa sempre recai na linha de defesa. Lógico que estamos atentos nos detalhes, me sinto responsável por isso por que eu que escalei, eu que substitui. Temos compromisso com o clube e vamos trabalhar”, pontuou o comandante. 

Histórico ruim

No Brasileiro de 2016, o Sport sofreu 55 gols, desempenho melhor apenas que os dois últimos colocados - Santa Cruz (69) e América-MG (58). No ano passado, foram 58 sofridos, terminando como time mais vazado, ao lado do Vitória.