Sport

SÉRIE A

Forte na bola parada e com destaque de Mailson, Sport vence Paraná na estreia de técnico

Claudinei Oliveira estreou com vitória no comando do Leão com placar de 2 a 1

postado em 29/04/2018 17:57 / atualizado em 29/04/2018 19:27

HEULER ANDREY/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
O Sport foi preciso. Em duas bolas paradas e no início de cada tempo, a equipe conseguiu fazer o que queria. Primeiro com um gol de Rogério, originado em um escanteio. Depois, com outro de Marlone, em uma cobrança de falta perfeita. E foi com esse aproveitamento ofensivo cirúrgico e uma boa partida do jovem goleiro Mailson, autor de defesas decisivas quando o time recuou, que o Rubro-negro conseguiu a primeira vitória na Série A. O placar de 2 a 1 sobre o frágil Paraná, no estádio Durival Britto, neste domingo, permitiu ao time sair da zona de rebaixamento 
Mostrando um futebol reativo, com apostas no contra-ataque e deixando a bola quase sempre com o adversário, o treinador Claudinei Oliveira já começou a dar a sua marca ao Sport mesmo na estreia e com apenas três dias de trabalho. Resta saber se o estilo de jogo será o suficiente para duelos com times de melhor qualidade técnica a começar pelo jogo das 19h do próximo domingo, na Ilha do Retiro, diante do Bahia.

Primeiro tempo

Conforme já havia antecipado, o técnico Claudinei Oliveira optou por mexer muito pouco na escalação do Sport. A única modificação, aliás, só aconteceu porque o meia Gabriel, contundido, não podia jogar. Ele deu espaço para Fellipe Bastos. Mas, apesar da manutenção da base do time, a intensidade ofensiva não foi a mesma da rodada anterior. Basicamente, a etapa inicial valeu para o Rubro-negro por causa do gol.

Logo aos sete minutos, Marlone cobrou escanteio, Fellipe Bastos desviou e a bola foi parar em Rogério. Livre na pequena área, o atacante só empurrou para as redes. Depois disso, o Leão entregou a bola para o Paraná, recuou e passou a apostar nos contra-ataques em uma tônica dos últimos trabalhos de Claudinei Oliveira.

Com isso, o jogo ficou arriscado para o Sport. Mesmo com uma séria limitação técnica, o Paraná avançou e criou boas oportunidades. Foi, então, momento de Mailson aparecer. O goleiro interveio em três chances claras, com defesas nos chutes de Raphael Alemão, Silvinho e Carlos.

Pressionado, o Sport sequer conseguiu sair para o contra-ataque. A equipe errou vários passes. Quebrou o seu jogo. Os números na posse de bola dão essa dimensão. Após um início equilibrado, o Paraná chegou a ter o domínio nos pés em 80% do tempo durante os acréscimos. No geral, o primeiro tempo encerrou com 64% de posse de bola para o Paraná contra 36% do Leão.

Segundo tempo

O começo da etapa final foi uma repetição do primeiro tempo. Sem qualquer tempo para se definir o cenário do jogo, o Sport voltou a atacar em uma bola parada com Marlone. Dessa vez, aos três minutos, o meia cobrou uma falta perfeita e acertou o ângulo direito de David. Era a vantagem que o Rubro-negro tanto queria.

Novamente após o gol, o Leão voltou a dar a bola para o Paraná e tentar se lançar nos contra-ataques. Dessa vez, no entanto, o time tricolor sentiu o golpe e não conseguiu se lançar ao campo ofensivo com a mesma força. Ainda assim, criou, pelo menos, duas chances com Raphael Alemão defendida por Mailson e uma cabeçada de Cleber Reis para fora. No fim, a pressão resultou em um gol de Johnny Lucas após falha de marcação.

Ficha do jogo

Paraná 1

David; Alemão, Cleber Reis, Jesiel e Rayan (Marcelo Baez); Jhonny Lucas, Wesley Dias (Matheus Pereira) e Caio Henrique; Raphael Alemão (Luan Viana), Silvinho e Carlos. Técnico: Rogério Micale

Sport 2

Mailson; Raul Prata, Ronaldo Alves, Ernando e Sander; Anselmo, Fellipe Bastos e Neto Moura (Ferreira); Andrigo (Cláudio Winck), Rogério (Carlos Henrique) e Marlone. Técnico: Claudinei Oliveira

Local: estádio Durival Britto
Árbitro: Daniel Bins (RS)
Assistentes: Lúcio Flor (RS) e Maurício Penna (RS)
Gols: Rogério (7min do 1ºT); Marlone (3min do 2°T); Johnny Lucas (44min do 2ºT)
Cartões amarelos: Jesiel (P); Ferreira (S)
Público: 8.490 pessoas
Renda: R$ 172.150,00