Sport

SPORT

Após deixar Everton Felipe de 'molho' no Sport, técnico faz alerta: 'Tem espaço para evoluir'

Prata da casa ficou cinco jogos sem ser acionado e voltou a ter chances contra o Grêmio, na última rodada antes da parada para a Copa do Mundo 2018

postado em 21/06/2018 09:07 / atualizado em 21/06/2018 09:10

Paulo Paiva/DP
Everton Felipe é, de longe, o jogador com maior multa rescisória no elenco do Sport. Prata da casa, o atleta de 20 anos tem vínculo com o Leão até o final da temporada 2022. No contrato, para tirar o jogador da Ilha do Retiro, o valor estipulado gira em torno dos R$ 40 milhões. De fato, até certo ponto irreal para os parâmetros locais. Alvo constante de interesse de clubes estrangeiros, o meio-campista, porém, anda em baixa na Ilha do Retiro. Após se recuperar de uma grave lesão no joelho que o afastou dos gramados por cinco meses e meio, não teve uma oportunidade de fazer uma sequência de jogos pelo clube. Na Série A, amargou uma sequência recente de cinco partidas sem sequer entrar em campo. O técnico Claudinei Oliveira justificou: Everton precisa "competir" mais. Em outras palavras, o atleta estaria precisando pegar mais pesado nos treinamentos.

Claudinei Oliveira, de fato, espera mais de Everton Felipe. Espera porque entende que o jogador tem capacidade para oferecer mais ao time. Na única chance que teve na equipe titular, contra o Corinthians, pela sexta rodada, não foi bem. Errou muitos passes, esteve abaixo do comum - até no entendimento do próprio jogador, exposto internamente. Em seguida, porém, o meia voltaria ao banco diante do Palmeiras, Atlético-MG, Internacional, Atlético-PR e Vasco - todas partidas sem ser acionado. Voltaria somente na 12ª rodada, diante do Grêmio. O tempo "afastado", pela palavras do comandante rubro-negro, não foi em vão.

Marlon Diego/Esp.DP
"A gente vê que é um jogador de muita qualidade. Acompanho ele jogando no Sport, anteriormente jogando contra. Inclusive, na lesão dele contra o Avaí, na Ilha, eu estava lá. Tecnicamente é um bom jogador, mas tem que melhorar a intensidade dele, a dinâmica. Tem que competir um pouquinho mais. Se melhorar isso aí, competir tanto como os outros e tiver a mesma dinâmica, a qualidade dele vai se sobressair. Caso contrário, só a qualidade pela qualidade hoje no futebol não adianta", ponderou Claudinei Oliveira. 

Apesar do alerta, o treinador do Sport tem visto, pouco a pouco, uma mudança na postura do jogador. "Ele tem evoluído nos treinamentos, já tem competido mais. Desde que eu cheguei, ele evoluiu bastante. A gente está buscando que ele evolua ainda mais. A cada dia que vai treinar tem que voltar pouco melhor para casa, evoluir em todo sentido. Ele tem muito espaço para evoluir ainda, é um jogador jovem, que vai evoluir muito e com certeza vai dar alegria a essa torcida do Sport. Mas tudo dentro do seu tempo", ressaltou.

Desde que voltou de lesão, em março, em uma partida pelo Estadual contra o Central, Everton Felipe fez apenas oito partidas pelo Sport. Marcou um gol, no empate contra o Botafogo, em 1 a 1, ainda pela segunda rodada da Série A - na ocasião, entrou no segundo tempo. Como titular, apenas o fatídico jogo contra o Corinthians, além de outro contra o Salgueiro, também pelo Campeonato Pernambucano. Em nenhum momento, chegou a concluir uma partida inteira.

"Não teve problemas comigo"

Questionado sobre a personalidade de Everton Felipe, de como era o relacionamento com o jogador, Claudinei Oliveira garantiu que jamais teve qualquer problema com o meio-campista. Garantiu que a não utilização do atleta em algumas partidas se deu por opção técnica em virtude do bom momento do time e das opções que tinha em mãos. Ainda ressaltou as qualidades de um atleta que tem frequentado os treinamentos normalmente, de temperamento tranquilo. 

"Vejo no dia a dia um cara bem tranquilo. Não é questão de ter personalidade forte ou não, da minha parte não teve nenhum problema comigo, mas não posso falar antes de eu chegar. Mas com certeza, é um jogador que não tenho nada contra, não tenho nenhuma restrição. É um cara que está treinando, que está se dedicando. Só que a gente tem que colocar o que acha melhor, a gente acompanha os treinos para escalar a equipe e na hora de fazer a mudança também leva em consideração o treinamento da semana e em consideração a escalação adversária. A gente tem que pensar em tudo. A gente não pode fazer as coisas só pensando em agradar o torcedor, só pensando em um jogador que pode ser vendido, a gente tem que pensar em um cenário total. Tem que ter uma coerência para manter tudo bem", pontuou o treinador rubro-negro.
Roberto Ramos/DP