Sport

SPORT

Eduardo Baptista reestreia no Sport diante do Santos com missão de reajustar defesa do time

Técnico trabalhou muito marcação da equipe, que já é segunda mais vazada

postado em 17/08/2018 20:34 / atualizado em 17/08/2018 20:35

Williams Aguiar/Sport Club do Recife
A estatística defensiva preocupa e entra no terceiro ano seguido. O Sport voltou a figurar entre os times mais vazados da Série A. Já sofreu 27 gols em 18 jogos. É o segundo pior no quesito, ficando atrás apenas do Vitória que foi vazado 36 vezes. Esse, portanto, torna-se o primeiro desafio de Eduardo Baptista logo em sua reestreia no Rubro-negro às 16h deste sábado, contra o Santos, na Vila Belmiro. Desafio que torna-se ainda maior diante do tempo que teve para trabalhar e da pressão em que a equipe está imersa com o jejum de oito jogos sem vencer.

Como solução, o novo treinador rubro-negro adotou a estratégia da continuidade das peças. A linha de defesa foi toda mantida para o confronto. Baptista, porém, alterou a distribuição tática do sistema de retaguarda. Assim como fez na primeira passagem, trabalhou de maneira rigorosa o comportamento do time sem a bola, montando duas linhas de quatro e cobrando a proximidade dos jogadores.

O comandante também retoma o comando do Sport querendo acabar com uma lamentação constante que existe na Ilha do Retiro e tem ligação com essa proteção à defesa. A saída do volante e capitão Anselmo, que foi negociado com o Al-Wehda, da Arábia Saudita, sempre foi ligada à queda de rendimento do grupo.

“Eu não consigo acreditar que um jogador mexa tanto assim. Não é Pelé. Não é Messi. Então, era um jogador importante, mas não pode ser um argumento para esses resultados. Então, a gente buscou mexer com eles e pedir uma agressividade maior na marcação. A torcida do Sport troca uma caneta por um carrinho”, declarou.

O outro ponto adotado pela técnico como solução específica para a partida contra o Santos é atacar. Sim, atacar. Para não sofrer tanto com a pressão do rival, que também está pressionado e tem fragilidades defensivas, Eduardo Baptista se recusa apenas a defender. “Eles vivem um momento de transição, perdeu jogadores importantes como Ricardo Oliveira, Lucas Lima e até o treinador. Mas eles têm o DNA ofensivo e é uma equipe que vem para o jogo. Se a gente só se propor a marcar, a gente vai perder”, declarou.

Time

Com a defesa mantida, o novo treinador alterou o meio-campo e o ataque. Fellipe Bastos perde o posto para a volta de Marlone. Já Rafael Marques sai de cena e dá espaço a Rogério. Por fim, Hernane Brocador ganhou a vaga de Carlos Henrique.

Santos

Com uma lesão muscular de grau 2, o Santos perdeu o zagueiro Luiz Felipe por 20 dias. O atleta, portanto, está fora do jogo contra o Sport e deve ser substituído por Gustavo Henrique. Por outro lado, o Peixe terá as voltas de Eduardo Sasha, recuperado de lesão na coxa esquerda, além de Bryan Ruiz, Carlos Sánchez e Derlis González, que não estavam inscritos na Copa do Brasil e não atuaram na eliminação do time para o Cruzeiro. A definição da escalação, no entanto, não pôde ser trabalhada porque uma chuva forte alagou o campo do CT Rei Pelé nesta sexta.

Defesas mais vazadas da Série A

Em 2018

Vitória - 36 gols sofridos
Sport - 27 gols sofridos
Atlético-MG e Vasco - 26 gols sofridos

Em 2017 

Sport e  Vitória - 58 gols sofridos
Atlético-GO - 56 gols sofridos
Fluminense - 53 gols sofridos

Em 2016 

Santa Cruz - 68 gols sofridos
América-MG - 58 gols sofridos
Sport - 55 gols sofridos

Ficha do jogo

Santos

Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Carlos Sánchez e Diego Pituca; Rodrygo, Gabigol e Bruno Henrique Técnico: Cuca

Sport

Magrão; Cláudio Winck, Ronaldo Alves, Ernando e Sander; Deivid, Ferreira, Marlone, Gabriel e Rogério; Hernane Brocador. Técnico: Eduardo Baptista

Local: Vila Belmiro (Santos)
Data: 19/82018 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Dewson Freitas da Silva (FIFA/PA)
Assistentes: Hélcio Araújo Neves (PA) e Heronildo Freitas da Silva (PA)