Sport

SPORT

Baptista sobe promessas do Sport e tenta acabar com distância entre base e profissional

Treinador quer dar estímulo a jogadores formados no clube rubro-negro

postado em 01/09/2018 10:00 / atualizado em 01/09/2018 12:35

Williams Aguiar/Sport Club do Recife
Desde que iniciou a carreira como técnico de futebol no Sport em 2014, Eduardo Baptista teve no seu DNA a marca de trabalhar com jovens da categoria de base. No clube, promoveu jogadores como o atacante Joelinton, hoje titular do Hoffenheim-ALE e que disputará a Liga dos Campeões, e o volante Neto Moura, que segue no elenco rubro-negro. De volta ao clube e em menos de um mês, o comandante já detectou duas novas apostas. Agora, o lateral direito Elias, de 20 anos, e o volante Jadson, de 17, estão integrados ao grupo profissional. Com eles, o técnico espera que se abra caminho para outras promessas.

Divulgação/AEK
“É uma carência no Sport você dar uma oportunidade para a base. Quando você sobe dois meninos, você aumenta a competitividade nas categorias de base e, a médio e a longo prazo, você sabe que os meninos da base podem jogar no profissional”, disse Eduardo Baptista, que quer combater o êxodo de jogadores criados no Leão. 

No início do mês, o clube perdeu o lateral esquerdo Pedro Vitor, de 20 anos, para o AEK, da Grécia, sem o jogador ter tido espaço no time principal. Sem citar esse caso, o treinador vê como primordial o estímulo a esses jogadores dentro do clube. “Se você não faz isso, os meninos treinam para jogar em outros clubes. Temos de plantar uma semente e deixar o sonho na cabeça dos meninos. Se eles olharem para cá, não veem ninguém subir, eles vão buscar outros clubes. É o meu perfil. É a minha ideia.”

Nesse cenário, o comandante rubro-negro introduz, aos poucos, Elias e Jadson na rotina de treinamentos dos profissionais. O primeiro, inclusive, é observado pela Confederação Brasileira de Futebol para servir a seleção de base. Jadson, por sua vez, chamou a atenção do próprio Eduardo Baptista durante um treinamento no CT do Sport.

“Eu não os trouxe como isca. Eles chamaram a atenção. Elias é observado pela seleção brasileira sub-20, é titular do sub-20 também e se credenciou para estar aqui. E cabe a mim dar essa oportunidade. Jadson também é selecionável, estava treinando lá. Eu não o conhecia, só ouvi falar. Ele chegou aqui no primeiro dia, a gente estava sem encaixe. Ele entrou no time titular e deu encaixe. Não quer dizer que eles vão estar aqui permanentemente, mas vou começar o trabalho de criar o sonho nos meninos.”
Williams Aguiar/Sport Club do Recife