Sport

SPORT

Do vídeo que virou piada ao gol: Mateus Gonçalves mostra confiança com chances no Sport

Atacante lembrou começou difícil no Leão e lembrou de aprendizado no México, quando acabou barrado pelo técnico após marcar dois gols

postado em 09/10/2018 08:30 / atualizado em 09/10/2018 13:14

Quando pisou no CT do Sport para treinar pela primeira vez, em 10 de agosto, o atacante Mateus Gonçalves era um desconhecido. Formado na base do Palmeiras e com três anos e meio de carreira no México, ele, inevitavelmente, ainda teria que mostrar seu valor para ganhar espaço em uma Série A do Campeonato Brasileiro. Essa continuidade, por sinal, só veio após a saída de dois treinadores até a chegada de Milton Mendes. No meio desse caminho, o jogador ainda teve um vídeo divulgado de um treino aberto aos sócios, na última quinta-feira, em que erra uma finalização. Virou piada (veja abaixo). Porém, em campo, conseguiu responder e fez o gol da vitória por 2 a 1 em cima do Internacional, na Ilha do Retiro, no dia seguinte.



“Eu cheguei a ver o vídeo antes do jogo pelo Instagram (rede social). Ali o índice de acerto estava muito bom, mas pegaram apenas uma jogada. Isso acontece. Estava tentando fazer o meu melhor, mas treino é treino e jogo é jogo”, disse o atleta de 24 anos, que descartou ter ficado chateado com a reprodução em massa da cena filmada por um torcedor das arquibancadas. 
 
Fato é que o chute certo, além de dar fôlego ao Leão na luta contra o rebaixamento, virou um sinal de afirmação para Mateus Gonçalves. Ele deve ir para o terceiro duelo seguido como titular contra o Atlético-PR, às 19h do próximo domingo, na Arena da Baixada. Antes, só havia atuado duas vezes com o treinador Eduardo Baptista, com chances no decorrer dos confrontos com Bahia e Cruzeiro. Ele ainda disputou um jogo do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Já com Claudinei Oliveira, técnico que aprovou a sua chegada, houve pouco tempo para trabalhar e sequer foi a campo até o treinador pedir demissão. 

Esse primeiros momentos de adversidade no Sport, no entanto, não esmoreceram Mateus Gonçalves. O próprio atleta reconhece que já passou por situação parecida no México. No país da América Central, ele atuou por Deportivo Tepic, Pachuca, Chiapas e, por fim, no Tijuana. Foi nesse último clube, por sinal, que ele passou por uma situação também difícil que o desanimou.

“Meu lado psicológico é muito bom. Teve uma vez no México que entrei em um jogo e consegui fazer dois gols. No jogo seguinte, o treinador argentino simplesmente não me convocou. Meu momento no México serviu de aprendizado. Aqui, acabei não sendo relacionado no começo, tive que jogar no Aspirantes e tentei aproveitar da melhor forma possível”, relembrou.

O treinador do qual ele fala se chama Diego Cocca, que o comandou no Tijuana. A partida foi diante do Pumas em que seu antigo time venceu por 4 a 1 pelo campeonato nacional, no dia 17 de fevereiro deste ano. Um mês depois, Mateus Gonçalves fez um o último duelo com a camisa dos Xolos. Agora, ele tem contrato por mais dois anos com o Deportivo Tepic e está emprestado ao Leão até o fim do Pernambucano de 2019, com uma opção de compra.