Sport

SPORT

Caras e bocas e estilo europeu: Milton Mendes ganha prestígio com atletas do Sport em treinos

Com missão de livrar queda, técnico tem rotina que agrada elenco do Leão

postado em 12/10/2018 08:30 / atualizado em 12/10/2018 13:16

Peu Ricardo/DP
Das palavras para o campo, o técnico Milton Mendes tem implantado uma nova filosofia de treino no Sport na tentativa de resgatar o time a tempo de se livrar do rebaixamento à Série B. Além das conversas individuais, o trabalho de campo do comandante mudou o ambiente no elenco com incentivos e interações constantes em atividades que requerem um alto nível de intensidade. À parte do histórico de problemas públicos que se envolveu com jogadores em outros clubes, o treinador foi abraçado pelo elenco leonino com essa filosofia após ter revelado que buscou ajuda profissional para melhorar o relacionamento pessoal. 

As caras e bocas de Milton Mendes nos treinos são um capítulo à parte. O técnico tem dado gargalhadas e brincado em alto e bom som durante os treinamentos em uma maneira de interagir com os jogadores. Ele também já tem até frases feitas para cada movimentação que aprova. “Cinco estrelas, gente!”, diz, com frequência. “Maravilha! Maravilha”, também costuma exclamar.

O incentivo ainda vem em forma de gestos. O treinador gosta de aplaudir as jogadas trabalhadas em campo além de vibrar a cada gol marcado. Agora, o grupo também passou a repetir o que o comandante faz. 

“Ele fala que o gol é o momento mais bonito do futebol. E isso é fato. Ele vibra e não está errado. Fazer gol é bom demais. É uma das melhores coisas da vida. Você tem que ver tudo do lado positivo. Em campo, no treino, você vai vibrando e ganhando confiança para a hora do jogo”, avalia Gabriel.

Estilo europeu

Como sistemática de trabalho, Milton Mendes gosta sempre de treinar em campo utilizando a bola. Mesmo quando a atividade tem mais um caráter físico, ele cria circuitos para que os jogadores mantenham um bom condicionamento e ainda estimulem a agilidade do pensamento. O treinador ainda dá espaço para atletas falarem durante a movimentação e, constantemente, pergunta a opinião do grupo.



“Isso empolga os atletas, o treinamento. Mesmo dentro do treinamento, ele trabalha o lado psicológico dos atletas de se colocar em ritmo de jogo. Então, isso é legal. Lógico é um treinador que vive lá fora (mora em Portugal), tem uma experiência do futebol europeu. Os jogadores que não tiveram oportunidade de jogar na Europa às vezes estranham porque os treinamentos são bem fortes e intensos”, avalia Michel Bastos. 

“Mas, a gente vê que isso dentro de campo ajuda porque isso demonstra o tanto que a gente correu contra o Internacional. É diferente, como alguns dizem é pegado, é estilo Europa. Mas, a galera está gostando e isso legal. Você ver ele dando as estrelas dele, cinco estrelas, isso é legal, ajuda. Até porque empolga os atletas”, acrescenta o meia.

Michel Bastos, por sinal, faz parte de outro ponto do trabalho de Milton Mendes. O treinador também fez questão de dar oportunidades e resgatar jogadores que não eram utilizados. O atleta, aliás, estava afastado dos jogos assim como o volante Fellipe Bastos.