Sport

SPORT

Ex-Sport, Joelinton vive boa fase na Alemanha: 'É o melhor momento da minha carreira'

Jogador falou sobre o excelente momento vivido na carreira, que foi coroado com gol decisivo em partida da Liga dos Campeões da Europa contra o Lyon

postado em 28/10/2018 10:00 / atualizado em 28/10/2018 12:29

<i>(Foto: 1899 TSG Hoffenheim/Divulgação)</i>
O atacante Joelinton vive um momento especial na carreira. Atual artilheiro do Hoffenheim na temporada, o centroavante revelado pela base do Sport fez um gol decisivo, em partida contra o Lyon, na última terça-feira, decretando o empate do time alemão já nos acréscimos. Foi o primeiro gol assinalado pelo atleta em uma edição de Liga dos Campeões da Europa. 

Nascido em Aliança, no interior de Pernambuco, Joelinton Cassio Apolinário de Lira foi promovido para o time profissional em 2013, quando o Sport era treinado por Marcelo Martelotte, mas praticamente não era relacionado. Com a chegada de Eduardo Baptista, em 2014, o atacante começou a figurar, primeiramente no banco de reservas, e depois no time titular. 

Em 2015, o Leão foi procurado pelo Hoffenheim, clube alemão que pagou R$ 7 milhões pelo atleta, que assinou contrato por cinco anos. Durante esses três anos, Joelinton foi emprestado por duas temporadas ao Rapid Viena, clube austríaco, onde se destacou e acabou voltando ao Hoffe, em 2018, com status de titular e esperança de gols da equipe azul e branca. 

Atualmente, o clube alemão disputa a Liga dos Campeões da Europa e está em oitavo lugar na Bundesliga, principal liga do futebol alemão, e tem em Joelinton seu principal artilheiro na temporada com quatro gols marcados.

Em sua estada na Ilha do Retiro, o jogador disputou 40 jogos pela Leão e marcou sete gols, além de participar dando mais três assistências entre 2014 e 2015. O atacante concedeu entrevista ao Superesportes e comentou seu atual momento e contou sobre a sua trajetória no Sport, sua chegada à Europa e quais suas expectativas para o futuro. 

Começo profissional 

“Subi em 2013 e fiz intertemporada com o profissional. Tive as primeiras chances na Copa do Nordeste de 2014 e depois voltei para o júnior. Voltei a ter chances no fim de 2014, com o professor Eduardo (Baptista) e foi aí que as coisas começaram a acontecer para mim.”

Eduardo Baptista

“O professor Eduardo foi fundamental na minha carreira. Foi ele quem me deu a primeira chance de jogar e sempre confiou em mim, me ajudou muito e sempre buscou passar a experiência e o conhecimento dele para que eu progredisse e iniciasse bem minha trajetória.” 

Adaptação na Alemanha

“O primeiro ano foi bem difícil. É sempre muito complicado quando você chega em um lugar e não domina o idioma, às vezes, por mais que tivesse o tradutor, quando eu entrava no treino sentia receio de fazer as coisas erradas por não compreender o alemão. Além disso, como a equipe estava muito mal no campeonato, houve trocas de treinador e eu quase não joguei, apesar de achar que merecia a oportunidade. Então, apesar das dificuldades, eu aprendi muitas coisas e trabalhei com jogadores muito bons. As coisas melhoraram a partir do segundo ano, quando eu já tinha aprendido a língua". 

Empréstimo ao Rapid Viena

"O tempo que eu passei na Áustria foi muito bom para a minha carreira. Cheguei lá sem conhecer direito o campeonato, mas fui bem recebido pelas pessoas do clube, tive a oportunidade de jogar, disputar uma liga forte na Europa, enfrentar boas equipes, além de ter a possibilidade de ganhar experiência fazendo gols. Acho que o tempo que eu passei em Viena foi decisivo para a minha carreira. Amadureci muito lá, ganhei fluência na língua e tive continuidade, já que no Hoffenheim, estava só treinando no primeiro ano, o que é péssimo para quem joga futebol. Além disso, fiquei marcado como o jogador que fez o primeiro gol do novo estádio do Rapid, em uma partida amistosa contra o Chelsea, que é uma grande equipe a nível mundial."

Atual momento

"Estou muito feliz de voltar pro Hoffenheim. Quis jogar aqui desde que cheguei, demonstrar meu futebol em uma grande liga, como é a Bundesliga, onde tem muitos bons jogadores e grandes equipes. Me preparei bem para isso enquanto estive na Áustria e fui bem recebido de volta pelos atletas e pelo treinador. Todos gostam de mim aqui, estou me sentindo em casa e isso tem ajudado meu rendimento dentro de campo neste momento, que para mim é o melhor da minha carreira até agora."

Fator Julian Nagelsmann

"O Julian é um grande treinador (treinador alemão de 31 anos). Para mim, é o melhor técnico com quem já trabalhei até agora, muito inteligente, com bastante experiência, apesar da pouca idade. Ele tem um grande conhecimento tático, é muito estudioso e sempre passa as melhores formações para que possamos vencer nossos adversários. É um cara muito tranquilo que tem me ajudado muito a melhorar e contribuir para o bom momento da equipe. Tenho certeza que ele vai ter muito sucesso na carreira dele." 

Comparações com Roberto Firmino

"Hoje acontece mais. Quando eu cheguei aqui as pessoas falavam que eu era o novo Firmino, por ser brasileiro e ter chegado muito jovem, mas sempre deixei bem claro que eu era o Joelinton, então procurei deixar elas de lado e trabalhar. Com o tempo elas diminuíram, mas agora começaram a falar um pouco mais depois que eu voltei. Estou jogando de titular, fazendo meus gols, mas isso é algo que ninguém fala mais aqui no clube, é algo mais presente no imaginário do torcedor e na mídia. O Roberto (Firmino) fez a história dele aqui no clube e eu quero fazer a minha e, quem sabe no futuro, compararem a minha história com a dele por quem fez mais gols e quem jogou mais partidas pelo clube." 

Gol na Champions League

"O gol pela Champions League contra o Lyon, por ter sido no último minuto, garantindo um ponto para a equipe, não sei se é o mais importante da minha carreira até agora, mas com certeza vai ficar marcado na minha memória. A sensação foi indescritível, foi muito emocionante." 

Objetivos para o futuro

“O que eu quero é continuar jogando pelo Hoffenheim, demonstrando meu futebol, sempre melhorando e progredindo para ajudar a equipe a fazer uma grande temporada, ganhar grandes títulos, sempre muito focado, muito concentrado para poder ajudar meus companheiros e meu treinador a trazer glórias para o clube. Agora eu estou aproveitando ao máximo meu momento que está sendo muito bom."

Importância do Sport

"Devo muito ao Sport. Espero um dia poder encerrar minha carreira lá. Foi o clube que me revelou para os profissionais, tenho muita gratidão por todos que me ajudaram lá dentro. Morei quatros anos na Ilha, então o Sport me deu a oportunidade de estar onde estou hoje. Espero poder voltar um dia e ganhar um título importante com a camisa do clube, fazer muitos gols, fazer história pelo Sport e dar muito orgulho ao nosso torcedor."