Sport

SPORT

Melhor sequência e chance de queda reduzida: Sport vira números antes de maratona final

Leão entrará em sequência cinco jogos em 15 dias com mais confiança

postado em 08/11/2018 09:30 / atualizado em 08/11/2018 09:33

Peu Ricardo/DP
Houve um momento da Série A em que o Sport era o segundo time com maior probabilidade de rebaixamento. Com 90,9% de chance de cair, segundo o site especializado Chance de Gol, ficava atrás apenas do Paraná. Na ocasião, o time acabara de ser derrotado pelo Corinthians por 2 a 1, em São Paulo, pela 25ª rodada, e ainda era comandado por Eduardo Baptista. Vice-lanterna, parecia sem força para reagir. No entanto, sob o comando de Milton Mendes, o Leão se reinventou e agora entra para a maratona final da competição com a probabilidade reduzida a menos da metade e com a segunda melhor campanha nas últimas cinco rodadas disputadas. É a virada dos números a seis jogos do fim.

Da 25ª para a 32ª rodada, o Chance de Gol reduziu a probabilidade de queda do Leão para 41,5%. Já o Infobola, outro portal especializado em estatísticas, destaca um número ainda menor para o clube rubro-negro e vê 33% de risco. Dados agora mais reduzidos diante da trajetória recente do Sport na competição. Nas cinco rodadas recentes, o Leão venceu quatro e perdeu uma. Com os 12 pontos somados, só perde para o aproveitamento do Palmeiras. Comando por Luiz Felipe Scolari e candidato potencial ao título, o líder da Série A fez 13 pontos.

Essa retomada do desempenho da equipe foi alcançada justamente antes do Sport entrar na reta final da Série A, com jogos mais próximos um do outro. É a chamada maratona. Em 15 dias, a equipe fará quatro partidas a partir deste domingo. Os duelos iniciam contra o Fluminense e seguem com Vitória, Flamengo, Chapecoense e São Paulo. Depois, terá uma semana livre para o último confronto da temporada contra o Santos, na Ilha do Retiro.

Responsável direto pela nova fase da equipe e a retomada da esperança em fugir do rebaixamento, o técnico Milton Mendes reconhece que o Sport reagiu em um momento importante. “A hora certa é porque a parte final do campeonato, é o momento certo para crescer. Estamos evoluindo no momento certo,  isso dá estabilidade e tranquilidade, mas é certo que isso não é suficiente para ficarmos acomodados e achando que está tudo bom”, declarou.

Melhor sequência

Ao bater o Ceará, na última segunda-feira, o Sport alcançou uma marca inédita na temporada com três triunfos consecutivos. Aliás, o Leão também detém a maior sequência de vitórias do momento na Série A e divide o posto com o Cruzeiro, que também ganhou os últimos três duelos da competição.

Campanhas nas últimas cinco rodadas da Série A

1º - Palmeiras (13 pontos)
2º - Sport (12 pontos)
3º - Flamengo (11 pontos)
4º - Atlético-PR (10 pontos)
5º - Santos (10 pontos)

Probabilidade de rebaixamento à Série B

Segundo Chance de Gol

1º - Vitória: 76,9%
2º - Chapecoense: 68%
3º - América-MG: 67%
4º - Sport: 41,5%
5º - Botafogo: 17,2%

Segundo Infobola

1º - América-MG: 71%
2º - Chapecoense: 68%
3º - Vitória: 62%
4º - Sport: 33%
5º - Ceará: 18%

O Paraná foi rebaixado matematicamente na última rodada