
De acordo com o diretor de futebol rubro-negro Wanderson Lacerda, esse valor será pago pelo clube cearense em janeiro. Além disso, o empresário do atleta abriu mão de uma dívida de R$ 200 mil que o Sport tinha com ele. "Foi uma transação excelente para o Sport", resumiu Lacerda.
Como curiosidade, em dezembro de 2016, o Palmeiras chegou a oferecer R$ 2,5 milhões ao Sport para adquirir o lateral-direito também em definitivo, além de colocar dois atletas à disposição dos pernambucanos.
A proposta agradou à época a cúpula leonina. A negociação, porém, esbarrou no alto valor do salário dos jogadores em questão, já que o Sport ficaria responsável de arcar com 100% dos valores dos vencimentos desses atletas, que viriam por empréstimo.
Na ocasião, os jogadores oferecidos foram o volante Arouca e o atacante Rafael Marques. Curiosamente, esse último defendeu o Sport esse ano, na campanha do rebaixamento à Série B.
Samuel Xavier defendeu o Sport de 2015 a 2017, disputando 145 partidas e marcando três gols. Após a negociação com o Palmeiras ter fracassado, o Leão emprestou o lateral direito ao Atlético-MG e posteriormente ao Ceará, pelo qual disputou o último Campeonato Brasileiro.