Sport

SPORT

Por salários atrasados, Gabriel cobra R$ 900 mil do Sport no STJD e clube pode ser punido

Presidente do Leão, Milton Bivar, confirmou a notificação e alegou que o Rubro-negro tentará acordo com o atleta em audiência na Justiça

postado em 09/01/2019 19:19 / atualizado em 09/01/2019 20:38

Peu Ricardo/DP
A temporada mal começou e novos problemas jurídicos vão chegando ao Sport, em razão dos problemas financeiros acumulados na última gestão, comandada por Arnaldo Barros. Desta vez, o meia Gabriel, que atuou no Sport em 2018 vindo de empréstimo do Flamengo, acionou o Leão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), cobrando o pagamento de salários atrasados, no total de R$ 900 mil. A informação foi dada pelo radialista Wellington Campos e confirmada pelo Superesportes com o atual presidente Milton Bivar.

A cobrança feita pelo meio-campista é referente a atrasos ocorridos desde agosto do ano passado. O clube foi notificado e tem prazo de 15 dias para se posicionar. Entretanto, esse tempo só começará a valer após o retorno do STJD do seu recesso, que se encerra no dia 20 de janeiro. Logo, a contagem começará a partir do dia 21 deste mês. 

“Este caso está entregue ao departamento jurídico. Não tem o que falar. Ele (Gabriel) colocou na Justiça. Agora é ver como está esse negócio, chamá-lo para fazer acordo na primeira audiência e Sport tentar se defender”, afirmou brevemente o presidente do Sport, Milton Bivar. A reportagem procurou o vice-presidente jurídico do Sport, Marcos Cabral, porém não teve a ligação atendida.

O Leão tem sofrido com problemas financeiros desde o final de 2017, quando os salários dos atletas começaram a ter atraso no seu pagamento. No último ano, a crise se agravou e ainda culminou com o rebaixamento do Sport para a Série B, que causará uma grande queda nas receitas do clube para esta temporada.

O Rubro-negro rescindiu contrato de atletas de alto custo, como os atacantes Rogério e Lenis, em troca do abatimento de dívidas que detinha com os atletas. O volante Jair conseguiu uma liminar na Justiça por falta de pagamento de salários e FGTS, que o liberou do Sport. No entanto, o Rubro-negro recorreu desta decisão e alega ter quitado os débitos com o atleta, que negocia com o Atlético-MG. Além deste caso, o Leão perdeu o volante Fabrício, que estava emprestado ao Guarani, por conta do não recolhimento de FGTS. O jogador entrou na Justiça e rescindiu o contrato com o clube.

Possíveis punições

O Sport ainda pode ser punido com perda de pontos relativos à Série A de 2018 por conta destes atrasos, o que não faz diferença já que o Leão foi rebaixado. Porém, em um caso extremo, pode ser punido por até dois anos sem jogar competições, com base no estatuto da Fifa.