Sport

SPORT

História recente indica que duelo entre Sport e Salgueiro pode desafiar o favoritismo do Leão

Semifinal entre o time Rubro-negro e o carcará será o quinto duelo consecutivo entre as duas equipes no Campeonato Pernambucano

postado em 01/04/2019 09:00 / atualizado em 31/03/2019 18:44

<i>(Foto: Bruna Costa/DP)</i>
A semifinal entre Sport e Salgueiro será o quinto confronto consecutivo em mata-matas entre os dois clubes no Campeonato Pernambucano. E o histórico do duelo revela um equilíbrio capaz de desafiar o favoritismo do Rubro-negro. Em sete jogos, foram três vitórias para o Sport, duas para o Salgueiro e dois empates, com sete gols marcados pelo Leão e cinco pelo time sertanejo. O time da capital eliminou o adversário três vezes. Em semifinais, foram duas disputas, com uma eliminação para cada lado. O embate deste ano será no próximo domingo, às 16h, na Ilha do Retiro. O outro jogo, entre Náutico e Afogados, nos Aflitos, será na próxima quarta-feira, às 19h15.

Essa rivalidade no Estadual começou em 2015, quando os dois times se enfrentaram na semifinal. Jogando no Cornélio de Barros, o Carcará venceu o jogo de ida por 2 a 0. Na volta, disputada na Arena de Pernambuco, o empate em 1 a 1 levou o Salgueiro à final (acabou perdendo o título para o Santa Cruz).

No ano seguinte, o Sport deu o troco, outra vez na semifinal. Mas precisou suar a camisa. O Leão venceu o jogo de ida, na Ilha do Retiro, por 1 a 0. Na volta, no Cornélio de Barros, o time sertanejo devolveu o placar, levando a decisão para os pênaltis. Aí o Rubro-negro foi mais eficiente; fez 5 a 4 e avançou à final (também perdeu o título para o Santa Cruz).

Em 2017, os dois times se enfrentaram pela terceiro ano consecutivo em um mata-mata do Estadual. Desta vez, na final. A partida de ida, disputada na Ilha do Retiro, terminou empatada em 1 a 1. Na volta, no Sertão, o Leão venceu por 1 a 0. Quando o jogo ainda estava 0 a 0, já no segundo tempo, o Carcará fez um gol de escanteio, que foi anulado com a ajuda do árbitro de vídeo, que acusou a saída da bola ao ver as imagens na televisão.

Por fim, Sport e Salgueiro voltaram a se enfrentar no ano passado, mas em uma partida bem menos nobre. Na disputa pelo terceiro lugar do Pernambucano, em jogo único na Ilha do Retiro, o Sport venceu por 3 a 0. A decisão do campeonato foi entre Náutico e Central, e o Timbu levantou a taça. No duelo entre Leão e Carcará deste ano, na primeira fase, o Sport encontrou uma incomum facilidade para vencer o jogo por 4 a 0, na Ilha do Retiro.

Náutico

Não é só o Sport que pode ter uma missão difícil para chegar à final. O Afogados foi o adversário do Timbu nas quartas de final do Estadual de 2018. Na Arena de Pernambuco, o Timbu ganhou por 1 a 0, com um gol de Penalti cujo lance da falta gerou polêmica.

Os duelos

2015
Semifinal

Salgueiro 2 x 0 Sport
Sport 1 x 1 Salgueiro

2016
Semifinal

Sport 1 x 0 Salgueiro
Salgueiro (4) 1 x 0 (5) Sport


2017
Final

Sport 1 x 1 Salgueiro
Salgueiro 0 x 1 Sport

2018
Disputa do terceiro lugar

Sport 3 x 0 Salgueiro