Sport

SPORT

Após jogar três partidas e ganhar um 'título', Yan é oficialmente apresentado no Sport

Jogador de 20 anos foi bastante elogiado nos primeiros jogos e, em sua primeira coletiva, minimizou possível 'rivalidade' na disputa por vaga no time

postado em 10/07/2019 16:08 / atualizado em 10/07/2019 16:11

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife)</i>
Devido ao cronograma apertado do Sport na pausa para a Copa América, que envolveu a disputa da Taça dos Campeões bem próxima a reestreia da Série B, que aconteceu na última terça-feira, o clube apresentou o atacante Yan, seu mais novo reforço, apenas nesta quarta-feira, no Centro de Treinamento José de Andrade Médicis. Na contramão do que é usual, antes de ser oficialmente apresentado, o jogador já disputou três partidas e conquistou um título pelo Rubro-negro. 

“O Yan foi um atleta que a gente prospectou junto ao Palmeiras e quando colocamos para o nosso treinador teve aprovação quase que imediata. O Guto (Ferreira) já conhecia o Yan de vê-lo e de ouvir falar dele. É um jogador que a gente confia, que atua em um setor que tem muitas trocas. Hoje, nós podemos falar tranquilamente que o Sport está muito bem servido de atacantes de beirada, temos alguns com muita qualidade e sabemos que é uma posição de muito desgaste. Por isso, a gente sempre quis ter boas opções, dando maior poder de escolha - a famosa dor de cabeça boa - para o nosso comandante, para que ele possa montar a equipe da maneira que melhor servir a ele”, pontuou o executivo de futebol do Leão, Lucas Drubscky.

Elogiado pela torcida desde a primeira partida, Yan chegou ao Leão após passagem no Estoril Praia. Com os direitos vinculados ao Palmeiras, o jogador retornou de empréstimo ao clube português e foi procurado pelo Sport. Atacante de beirada, o jogador contou que foi muito bem recebido pelo grupo, inclusive, por Ezequiel, com quem deve disputar a posição de titular na ponta direita. 

“O elenco me recebeu muito bem, achei que ia ser um pouco mais complicado para me adaptar. Eu já conhecia o Adryelson e isso me ajudou muito. Quanto ao Ezequiel, ele é um dos caras que eu mais converso, não temos problema nenhum com isso. Sabemos que jogamos em posição parecida, podemos até jogar juntos, mas não tem problema nenhum. Não tem rivalidade. O que temos é o objetivo que é colocar o Sport de volta na Série A. Já conhecia o Ezequiel de antes. Joguei contra ele, no Botafogo, pelo Vitória. Jogamos uma final e eu ganhei dele (risos), mas não tem rivalidade nenhuma”, contou Yan. 

Confira alguns dos pontos abordados pelo novo reforço leonino:

Chegada
"Quero dizer que vou recompensar o esforço que foi feito para que eu vir para cá dentro de campo, dizer que estou muito feliz de estar aqui no Sport e que quando chegou até mim a possibilidade de vir para Recife, eu fiquei muito feliz. Sei que o Sport é um dos grandes clubes do Brasil e é uma honra vestir essa camisa. Agora, é batalhar e treinar firme para dar os resultados dentro de campo."

Expectativa
"Eu fico muito feliz. Todo atleta quer ser reconhecido e elogiado e, querendo ou não, nós, jogadores buscamos isso. Quanto a titularidade, é claro que todo atleta sempre quer estar jogando, mas isso eu deixo a cargo do Guto. Eu prezo por estar trabalhando sempre e esperar a minha oportunidade." 

Objetivos na carreira
"O Sport é um grande clube e pode me dar muita visibilidade. Neste momento, eu penso no passo a passo, primeiro temos que conquistar nossos objetivos aqui, que é o acesso e, consequentemente, ser campeão." 

Série B
"A torcida do Palmeiras sempre tem muito carinho pelos jogadores da base, como exemplo, o Gabriel Jesus, quando subiu foi muito abraçado e eles chegam a cobrar mais jogadores da base no profissional, mas o Palmeiras tem um grupo muito forte e acaba sendo muito complicado. Vir para o Sport é uma forma de crescer, é um lugar onde eu posso crescer mais. Eu já tinha entrado em contato com a Série B jogando algumas partidas pelo Vitória, em Portugal, eu também aprendi muito e acho que posso contribuir bastante com o grupo dessa forma. Aprendi muito taticamente, aprendi uma forma de jogar diferente e posso me encaixar em várias formas de jogar como o Guto quer." 

Por que o Sport?
"Antes de saber da proposta do Sport, eu tinha recebido outras propostas, mas assim que chegou o comunicado que o Sport queria contar com o meu futebol eu não pensei duas vezes. Primeiro, pelo que o Guto falou, pois ele já me conhecia; segundo, pela grandeza do Sport e pelas ambições que o clube tem. Por isso, não pensei duas vezes em vir para cá." 

Elogios 
"Todo o jogador que trabalha muito, que treina muito e que se dedica muito, espera isso, dar resultados dentro de campo e ser reconhecido. Para mim, não foi surpresa nenhuma. EU já vim com um pouco de ritmo de jogo de Portugal. Acho que aconteceu tudo de maneira natural e do jeito que eu esperava." 

O começo 
"Eu comecei na categoria de base do Vitória, foi meu primeiro clube. Depois, acabei indo para as categorias de base do Palmeiras a partir de uma transação entre os dois clubes e o resto da história vocês já conhecem. Eu sou de Alagoinhas, nasci em Alagoinhas, mas passei a maior parte da minha vida em Aramari, que é para onde eu volto sempre, onde passo as minhas férias." 

Reconhecimento
"Algumas pessoas já reconhecem. Um dia desses eu fui no mercado e as pessoas já param para tirar foto, mas  isso é normal. É uma coisa boa e espero ser ainda mais reconhecido aqui."