Sport

SPORT

Em meio à fase de oscilação, Sport conta com destaques individuais na campanha da Série B

Segundo site especializado, goleiro Mailson, volante Charles e atacantes Ezequiel e Guilherme lideram critérios estatísticos da Segunda Divisão

postado em 09/08/2019 08:30 / atualizado em 09/08/2019 11:08

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife)</i>
Um dos times mais tradicionais da Série B, o Sport não vive o momento esperado na competição. Com quatro empates nos últimos cinco jogos, o time vê a insatisfação da torcida crescer com o desempenho apesar de ausência de derrotas. Mesmo com esta fase de oscilação, o time leonino apresenta alguns destaques individuais, que têm apresentado bons números no campeonato. 

Em 14 jogos, o Leão somou 23 pontos, com cinco vitórias, oito empates e apenas uma derrota, sendo o time que menos perdeu em todo o campeonato. Além disso, a equipe tem o terceiro melhor ataque, com 18 gols marcados, apenas dois atrás do Londrina, o mais positivo da competição. Quanto a defesa, o Leão possui a quarta melhor do certame com 13 gols sofridos, atrás do líder Bragantino (8 gols), Figueirense (9) e Vila Nova (12). 

Os titulares Mailson, Charles, Guilherme e Ezequiel são líderes em estatísticas de defesas, desarmes, finalizações e assistências da Série B, respectivamente. O arqueiro rubro-negro já soma 15 defesas difíceis em 14 partidas disputadas, o que lhe confere uma média de 1,1 por jogo. Neste quesito, o defensor da meta leonina está empatado com o goleiro Carlos Eduardo, do Brasil de Pelotas.  
 
Contratado no início do ano de 2019, Charles é um dos jogadores que mais atuou no Sport no ano. Das 28 partidas, o volante esteve em campo em 26, sendo 13 pela Série B. Apesar de estar atualmente lesionado, o jogador lidera a estatística de número de desarmes na Série B. Ao todo, foram 51 em 13 partidas, uma média de quase quatro roubadas de bola por partida. 

No setor de ataque, dois nomes se destacam entre os titulares do Leão. Com quatro assistências cada, Ezequiel e Guilherme lideram este quesito na disputa da Segunda Divisão. O camisa 11 ainda tem maior notoriedade, pois é também o recordista, até então, de número de finalizações, com 44 chutes a gol sendo 18 deles corretos. Os números são iguais ao do meia Ytalo, do RB Bragantino, porém o jogador do Leão tem um jogo a menos. 
 
"Eu estou muito feliz pelo momento que tenho vivido com a camisa do Sport. Porém, nada disso seria possível sem os meus companheiros. Tanto no dia a dia quanto nas partidas. Estou satisfeito de ajudar com gols e assistências, mas temos que continuar treinando. É uma coisa que o Guto comentou comigo, que temos de tomar cuidado com o salto alto. Continuar trabalhando forte, para que eu possa continuar ajudando", apontou o atacante Guilherme.   

Camisa 9 fazendo a diferença

Apesar de não estar na liderança de nenhum dos quesitos avaliados pelo site Footstats, o atacante Hernane tem sido fundamental para o time rubro-negro. Com sete gols marcados e duas assistências, o jogador teve participação direta em 50% dos gols marcados pelo Sport na Série B. Números que são equivalentes aos apresentados pelo meia Guilherme, que contribuiu com cinco gols e quatro assistências até o momento.

Recordistas na Série B

Assistências
1) Rodrigão (Coritiba), Ezequiel (Sport), Guilherme (Sport), Mazinho (Oeste), Matheuzinho (Atlético-GO) e Claudinho (Bragantino) - 4
2) Nickson (Vitória), Éder Sciola (Paraná), Neto Berola (América-MG), Diogo Mateus (Coritiba), Anderson Oliveira (Londrina), Elvis (Oeste) e Tony (Figueirense) - 3

Defesas difíceis
1) Carlos Eduardo (Brasil de Pelotas) e Mailson (Sport) - 15
2) Maurício Kozlinski (Atlético-GO) - 14
3) Mateus Albino (Londrina) - 12

Desarmes
1) Charles (Sport) - 51
2) Igor (CRB) - 48
3) Daniel Borges (CRB) - 41

Finalizações 
1) Guilherme (Sport) e Ytalo (Bragantino) - 44 (total) / 18 (certas)
2) Felipe Azevedo (América-MG) - 34 (total) / 15 (certas)
3) Matheuzinho - 34 (total) / 12 (certas)

Participação direta em gols
1) Rodrigão - 13 (9 gols e 4 assistências)
2) Hernane - 9 (7 gols e 2 assistências)
3) Guilherme 9 (5 gols e 4 assistências)