Sport

SPORT

Conselho apresenta nesta terça estudo sobre as finanças do Sport que pode responsabilizar ex-dirigentes

Reunião será aberta ao público e imprensa e terá transmissão ao vivo pelo canal do clube. Dívida atual gira em torno de R$ 200 milhões

postado em 13/08/2019 08:45 / atualizado em 13/08/2019 08:42

<i>(Foto: Bruna Costa/Esp. DP)</i>
Se dentro de campo, o momento do Sport é de pressão, com o time sem vencer há três jogos e na 10ª colocação da Série B, fora dele a terça-feira também promete ser bastante agitada. Em reunião ordinária no conselho deliberativo do clube, às 19h na sede, será apresentado o relatório e o parecer da comissão especial formada para analisar as contas do clube na gestão do ex-presidente Arnaldo Barros, que teve seu balanço financeiro reprovado pelo próprio conselho. Ao contrário do que normalmente ocorre, a reunião será aberta ao público e a imprensa e também será transmitida pelo canal oficial do Sport no Youtube.

Após a apresentação do estudo, os conselheiros irão decidir se irão ou não convocar uma assembleia geral de sócios, que poderá autorizar o clube a entrar com ações na Justiça Comum para responsabilizar os ex-dirigentes e também a expulsão dos mesmos do quadro social rubro-negro. Caso aprovada, essa assembleia geral deve convocada para setembro.

De acordo com o vice-presidente do conselho deliberativo leonino, Ricardo de Sá Leitão, a expectativa é por uma boa presença de conselheiros e sócios na reunião. “A expectativa de uma presença significativa. Tenho notícia de que um sócio está vindo de Teresina só para participar. De toda forma, tomamos a iniciativa de também transmitir a reunião ao vivo pela TV Sport e abrir também para os veículos de comunicação”, pontuou.

Segundo Ricardo, o relatório que será apresentado tem como objetivo mostrar os motivos pelos quais o Sport passou a ter problemas financeiros a partir da última temporada. Esse estudo foi elaborado por uma comissão especial formada por juristas, auditores e economistas e que teve como presidente o desembargador Etério Galvão. De acordo com números preliminares, a dívida atual do Sport gira em torno de R$ 200 milhões.

“As contas do balanço financeiro foram rejeitadas porque já havia ali indícios de má gestão. Foi examinado a qualidade do gasto. O que se gastou. Ele é justificável economicamente? Houve algum tipo de contratação que carregue algum indício de ilegalidade? De depreciação de patrimônio? Vamos mostrar os ralos por onde o dinheiro do Sport estava escoando”, comentou.

No entanto, o vice-presidente do conselho leonino não quis arriscar qual será a possível decisão dos conselheiros. “Não tenho como antecipar o mérito. Mas o que posso deixar registrado é que o sentimento geral é de indignação pela situação onde o Sport chegou. Havendo algum indício de irresponsabilidade, crime ou gestão temerária acredito que os conselheiros irão optar pela realização da assembleia geral de sócios”, concluiu.