Sport

SPORT

Adversário do Sport, Figueirense vive crise e não vence em casa pela Série B há três meses

Última vitória alvinegra no Orlando Scarpelli no Brasileiro foi antes da parada para a Copa América, sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, em junho

postado em 10/09/2019 08:03 / atualizado em 10/09/2019 08:13

<i>(Foto: Matheus Dias/FFC)</i>
Crise. Essa talvez seja a melhor palavra para definir o momento do Figueirense, próximo rival do Sport na Série B. A equipe não vence há 12 jogos. Em casa, já são três meses sem triunfos. Nesse período, até por W.O. o Figueira perdeu. Enfrentando problemas financeiros gravíssimos, a equipe não está em dia com as folhas salariais e amarga apenas seis pontos nas últimas 12 rodadas da Segunda Divisão.

As últimas vitórias do Figueirense vieram na sequência. Na última rodada antes da pausa para a Copa América, a última vitória dentro de casa ocorreu diante do Botafogo de Ribeirão Preto. No primeiro triunfo após a pausa, goleada fora sobre o América Mineiro. Desde então, a equipe deixou a sexta posição para assumir a 17ª, abrindo a zona de rebaixamento. Foram doze jogos, com seis empates e seis derrotas, 17% de aproveitamento.

O porém é que a crise do Figueirense vai além do campo. Os problemas no extra-campo se amontoam nos bastidores do alvinegro de Florianópolis. Com recorrentes atrasos de salários de atletas, que motivaram a greve dos jogadores que resultou em derrota por W.O diante do Cuiabá, e de funcionários que têm procurado à Justiça para serem desligados do clube, o clube ainda teve o registro de ausência de transporte para jogadores das divisões de base e falta de água nos vestiários após treino do elenco profissional.

Somando-se a tudo isso, o Figueira ainda tem de se preocupar com a dura sequência que se inicia na partida diante do Sport. Dos próximos cinco jogos, o time catarinense enfrenta três equipes postulantes ao acesso, sendo Sport (4º colocado), Bragantino (líder) e Atlético-GO (3º). 

Pode jogar segurando lanterna

Atualmente, o Figueirense é o primeiro time da zona de rebaixamento, ocupando a 17ª posição, com apenas 22 pontos conquistados em 21 jogos disputados. Porém, ao longo da semana em que acontece a 22ª rodada, a situação dos catarinenses pode se complicar ainda mais. Dependendo da combinação de resultados, os alvinegros podem entrar em campo diante do Sport como os lanternas da Série B. 

Para que isso aconteça, basta que Vila Nova, São Bento e Guarani vençam seus jogos pela 22ª rodada. A diferença do Figueirense para o Guarani, atual lanterna, é de apenas três pontos. O time de Campinas, porém, tem mais vitórias (5 a 4), sendo esse o primeiro critério de desempate. O Bugre encara o Vitória no sábado, às 16h30, em Salvador. Vencendo, ultrapassa o Alvinegro.

CONFIRA OS ÚLTIMOS JOGOS DO FIGUEIRENSE NA SÉRIE B

11/06 - Figueirense 2 x 1 Botafogo-SP (última vitória em casa)
13/07 - América-MG 0 x 4 Figueirense (última vitória)
19/07 - Figueirense 1 x 1 Londrina
23/07 - Figueirense 0 x 1 Paraná
27/07 - Criciúma 1 x 1 Figueirense
30/07 - Figueirense 1 x 1 Vitória
03/08 - Vila Nova 0 x 0 Figueirense
10/08 - Coritiba 2 x 0 Figueirense
15/08 - Figueirense 0 x 1 Ponte Preta
20/08 - Cuiabá 3 x 0 Figueirense (W.O)
24/08 - Figueirense 2 x 2 CRB
27/08 - Operário 1 x 0 Figueirense
31/08 - Figueirense 0 x 1 Guarani
06/09 - São Bento 0 x 0 Figueirense