Sport

SPORT

Com empate diante do Brasil de Pelotas, chances de acesso e título do Sport diminuem

Segundo sites especializados, as possibilidades do Leão subir para a Série A giram entre 91 e 95,8%; Rubro-negros têm 3,4% de probabilidades de título

postado em 21/10/2019 15:05 / atualizado em 21/10/2019 15:14

<i>(Foto: Jonathan Silva/GEB)</i>
Apesar da rodada ter contribuído com os empates de Atlético-GO e Bragantino, as chances de título e acesso do Sport diminuíram depois do empate diante do Brasil de Pelotas, no último domingo. Ao menos é o que apontam os sites especializados em estatísticas Infobola e Chance de gol. Mesmo assim, o cenário ainda é bastante favorável ao Leão, que nos dois levantamentos possui chances de acesso superiores aos 90%.

De acordo com o site Chance de gol, o Leão pernambucano tem 95,8% de possibilidades para cravar o acesso, quase dois pontos percentuais a menos do que o indicado na rodada anterior, quando o Sport venceu o Cuiabá, na Ilha do Retiro, por 2 a 0. Outro indicativo que também foi negativo para o Rubro-negro na rodada foi o de possibilidades de ser campeão. Se após a 29ª rodada, o time pernambucano possuía quase 10% de chances de se sagrar campeão da Série B, após o resultado em Pelotas, a possibilidade caiu para 3,4%, enquanto o Bragantino, atual líder da competição, tem 96,2%.  

Para o site Infobola, os números se apresentam um pouco piores para o Leão. Se ao fim da 29ª rodada, as chances de acesso giravam em torno de 93%, com o empate, o Sport passou a ter “apenas” 91% de possibilidades para retornar à Série A em 2020. Além disso, ambos os sites descartam o risco de rebaixamento do Leão em 2019.
 
Outra fonte de informação quanto aos cálculos de probabilidades de título, acesso e rebaixamento é o site da Universidade Federal de Minas Gerais. De acordo com os estatísticos mineiros, após o empate, o Sport passou a ter 93,1% de chances de confirmar o acesso e 7,5% para desbancar o Bragantino na corrida pela taça de campeão da Série B.

O próximo adversário do Leão na Série B, o Paraná Clube, também está na disputa por uma vaga entre os times que subiram de divisão em 2019. Atualmente, o tricolor paranaense ocupa a 6ª posição no campeonato, com 47 pontos, empatado com o Coritiba (4º lugar) e América-MG (5ª posição). O clube da Vila Capanema tem entre 24,9% (chance de gol), 12,7% (UFMG) e 10% (Infobola) de possibilidades matemáticas de se classificar para a próxima Série A.