Sport

SPORT

Chances de acesso diminuem, mas Sport pode subir mesmo sem vencer, veja como

Com o empate contra o Vila Nova, Leão perde cerca de 0,1% das chances de estar na Série A em 2020, mas depende só de mais um empate

postado em 18/11/2019 09:22 / atualizado em 18/11/2019 09:42

(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
O jogo contra o Vila Nova poderia concretizar a festa do retorno à Primeira Divisão para o Sport. Mas se o empate acabou atrasando os planos e deixou um clima de insegurança na Ilha do Retiro, a matemática mostra, ainda, um cenário bastante favorável, com o Leão, agora, precisando apenas de um empate para o acesso e podendo garantir o vice-campeonato mesmo perdendo contra a Ponte Preta, em casa, na quarta-feira.

Faltando dois jogos para o final da Série B, o Sport sabe que, para selar o acesso, basta somar um ponto, seja nesta quarta, contra a Ponte Preta, ou dez dias depois, contra o Atlético/GO. Apenas três equipes têm chance de ultrapassar o Sport nesta reta final de campeonato - Coritiba, Atlético/GO e América/MG - e, se qualquer um desses terminar a 37ª rodada a mais de três pontos do Leão, como todos estão hoje, o acesso estará garantido.

Nesse cenário, o Sport tem como se garantir na elite mesmo que perca para a Macaca Paulista. Para isso, depois do jogo, o Leão ficará na torcida para que, na quinta, o Brasil de Pelotas vença o Atlético; na sexta, o América não vença o Guarani; ou, no domingo, o Coritiba perca para o Bragantino. Qualquer um dos resultados garante o acesso, enquanto uma combinação dos três, deixa a equipe como segunda colocada ao fim do torneio.

Pensando nos cenários para garantir o vice-campeonato, qualquer vitória também crava a posição final da tabela, assim como um empate, desde que Coritiba e Atlético não ganhem.

PROBABILIDADE

Se o Sport começou a rodada com 99,94% (Chance de Gol) e 99,99% (UFMG) de chances de subir, o empate abaixou os números para 99,8% e 99,89%, ainda bastante elevados. Se considerarmos a pontuação atual do Leão, 64 pontos, as chances de acesso ao fim da Série B estão acima de 97% para ambos os portais.