Sport

SPORT

Os homens da decisão: atuações de Guilherme e Hernane ajudam a reconduzir Sport à Série A

Dupla de atacantes que lidera a artilharia do campeonato faz a diferença para o Leão conseguir promoção à Primeira Divisão em 2020

postado em 21/11/2019 07:30 / atualizado em 21/11/2019 01:46

(Foto: ISAAC FONTANA/ESTADÃO CONTEÚDO)
Ninguém nesta edição da Série B foi mais decisivo que os atacantes Hernane e Guilherme. Ambos participaram de maneira decisiva em muitos dos gols do Sport. Entre gols e assistências, o Brocador contribuiu com 19, enquanto o camisa 11 atingiu 23 participações decisivas em gol durante a campanha na Segundona com a camisa do Leão. Além disso, os atletas lideram a artilharia do Campeonato Brasileiro e conduziram a equipe rubro-negra à Primeira Divisão Nacional. 

Em sua segunda passagem pela Ilha do Retiro, Hernane iniciou o ano de 2019 sendo muito contestado. Após ser contratado para o Brasileirão de 2018 com a responsabilidade de ser o homem-gol leonino na campanha de fuga ao Z4, o que se viu foi exatamente o contrário. O Brocador não conseguiu suprir as expectativas ao marcar apenas dois gols em 16 jogos pelo certame, em campanha que rebaixou o Sport para a Série B.

Já Guilherme, foi um nome que contou com a aprovação de boa parte da torcida quando houve o anúncio de seu empréstimo vindo do Grêmio. O atacante havia contribuído para a eliminação do Sport na Copa do Brasil de 2017, quando marcou dois gols em partida no Engenhão, era velho conhecido da torcida e causou bastante entusiasmo com sua contratação, algo que se justificou logo no primeiro jogo da temporada, quando o atacante saiu do banco de reservas e marcou um dos gols na derrota diante do Flamengo de Arcoverde. 

Durante o Campeonato Estadual, a dupla, ao lado de Ezequiel, que já deixou o clube, e Luan, que se lesionou ainda no Pernambucano e perdeu grande parte da temporada, fizeram parte de um quarteto de ataque poderoso, que liderou a equipe na conquista do 42º título doméstico, com direito a Hernane se consagrar como artilheiro do torneio com nove gols marcados. 

Ao longo da Série B, Hernane continuou consolidado como o homem-gol do time, enquanto Guilherme teve um enorme crescimento de produção. Se no Pernambucano, o camisa 11 marcou apenas a metade dos gols do centroavante, na Série B, o jovem jogador ultrapassou as marcas do Brocador, que fez 14 gols na competição, mas não jogará mais pelo Sport neste ano devido à fratura no osso malar, no lado direito do rosto.

Somados Guilherme e Hernane têm, atualmente, 31 gols marcados, quantidade que corresponde a 63,2% de todas as bolas nas redes do Sport na Série B. Levando-se em consideração o ano inteiro, os números da dupla sobrem para 44 tentos dos 79 do Leão em 2019, sendo 55,6% de toda a produção ofensiva deste ano.

Fator Ilha do Retiro

Outro ponto interessante é a influência da Ilha do Retiro nos números da dupla. Dos 31 gols marcados pela dupla Hernane-Guilherme, 20 deles foram feitos em jogos com mando de campo leonino, com direito até a hat-trick do Brocador em partida diante do Londrina, pela 5ª rodada da Série B. O domínio dos números da artilharia do Sport é tão grande que na terceira colocação entre os goleadores do Sport na Série B, aparece Hyuri, com apenas três gols marcados em 18 jogos pelo Leão. 

Além dos gols, os dois jogadores também possuem um significativo número de assistências para os companheiros marcarem. Em 37 partidas disputadas pelo Sport na Série B, até o momento, Hernane deu cinco e Guilherme seis passes para que os companheiros mudasse o placar em favor do Sport. Sendo assim, somando gols e assistências, os jogadores são aqueles que possuem maior influência direta nos resultados da equipe, com 19 participações, para o Brocador e 23 para o camisa 11.

A dupla em ação em 2019

Hernane 
23 gols (45 partidas) - 0,51 gol/partida no ano
9 no Campeonato Pernambucano (12 partidas) - 0,75 gol/jogo
14 na Série B (32 jogos) - 0,44/jogo

Guilherme
21 gols (49 partidas) - 0,42 gols/partida no ano
4 no Campeonato Pernambucano (13 jogos) - 0,31 gol/jogo
17 na Série B (35 jogos) - 0,49 gol/jogo