Sport

SPORT

Executivo do Sport comenta início de trabalho para formação de elenco para temporada 2020

Segundo Lucas Drubscky, a diretoria do Leão começará a trabalhar nas renovações de atletas que participaram de acesso nesta segunda-feira

postado em 24/11/2019 19:18 / atualizado em 24/11/2019 19:28

(Foto: Anderson Stevens/Sport)
O ano de 2020 já tem data para começar na Ilha do Retiro e, diferentemente do ano novo comum, não será no dia 1º de janeiro. Para a cúpula do Sport, a próxima temporada já começa nesta segunda-feira, quando a diretoria de futebol começará os contatos com atletas e clubes cedentes para buscar renovações com as principais peças da campanha do acesso leonino à Série A, que se confirmou após vitória diante da Ponte Preta, no reduto rubro-negro, na última quarta-feira. 

Segundo o Executivo de futebol do Sport, Lucas Drubscky, as prioridades de renovação já foram escolhidas pela diretoria do Leão, que começará os contatos com jogadores, clubes cedentes - nos casos de empréstimo - e empresários para tentar manter boa parte do elenco, mas isso ocorrerá de maneira interna, pois, segundo o profissional, essa é uma tática para não agitar o mercado e criar o interesse nos jogadores do Rubro-negro. 

“Nós vamos resolver de maneira interna para não influenciar no mercado. Temos jogadores que não são nossos, por isso teremos que entrar em contato com o clube cedente. Muitos dos atletas têm a intenção de continuar, mas temos de tratar sempre entre as diretorias e fazer negociações que sejam boas para todos os envolvidos”, explicou.

Do atual elenco, 20 jogadores possuem contrato apenas até dezembro de 2019, sendo boa parte deles emprestados. Pensando apenas no time considerado titular, Rafael Thyere e Guilherme (Grêmio), Charles (Internacional), Leandrinho (Botafogo) e Hyuri (Atlético-MG) são jogadores que chegaram ao Sport cedidos por outros clubes e caso sejam alvos de desejo da diretoria rubro-negra, precisarão ter os contratos renegociados com os clubes cedentes. 

Guilherme

Entre eles, o caso mais difícil é o do atacante Guilherme. Artilheiro da Série B, o camisa 11 do Leão tem os direitos econômicos vinculados ao Grêmio, clube que cedeu além dele o zagueiro Rafael Thyere e o volante Kaio. As duas diretorias cultivam uma boa relação, pois o diretor executivo do Imortal, Klauss Câmara, teve passagem pelo Sport, em 2018. Porém, apesar do vínculo entre os clubes, o futuro do avançado na Ilha do Retiro parece distante, devido a uma proposta do futebol japonês, que o diretor de futebol leonino Nelo Campos classificou como “Irrecusável”. 

Hernane

Quanto ao caso do artilheiro do time na temporada, o atacante Hernane dependia do jogador atingir metas previamente estabelecidas em comum acordo entre jogador e diretoria, algo que, conforme o executivo leonino, aconteceu. Dessa forma, a renovação estaria dependendo apenas da repactuação de dívidas adquiridas pelo clube na gestão anterior com o atleta. Além disso, Drubscky ainda coloca que o camisa 9 não seria o único com contratos nestes termos. 

“Não só ele. Tem mais jogadores que estão nessa situação de renovação, mas o Hernane tem a repactuação de dívidas. Mesmo com a cláusula já resolvida, temos que ver o que ficou da gestão passada”. 

Charles

Outro jogador que obteve bastante destaque neste ano com a camisa rubro-negra foi o volante Charles. O meio-campista disputou 46 jogos pelo Sport e foi peça essencial nas conquistas do Campeonato Pernambucano e no acesso à Série A, conquistado com uma rodada de antecedência. Por isso, a permanência do jogador é um desejo da diretoria, que já entrou em contato com o departamento de futebol do Internacional, clube que o cedeu ao Leão. 

“O caso do Charles nós temos interesse. Foi um dos nossos grandes destaques, se identificou com o clube e gostou da cidade. Essa foi uma das melhores temporadas dele, por isso é normal que o jogador tenha um carinho. Eu conversei com o Rodrigo Caetano (gerente de futebol do Internacional) e ele está aberto a escutar e trocar ideia. Ele está bem tranquilo. Então a partir dessa semana vamos começar a formular o elenco de 2020 e estamos confiantes que vamos conseguir ter um desfecho positivo não apenas com o Charles, mas com vários outros jogadores, que estão na mesma situação dele”, salientou Drubscky. 

Contratos até 2019

Goleiro
Felipe Garcia

Laterais
Raul Prata
Norberto 
Guilherme Lazaroni

Zagueiro 
Rafael Thyere

Volantes
Charles
João Igor 
Yago
Kaio
 
Meias
Leandrinho
Pedro Carmona
Léo Artur
Marquinho

Atacantes
Hernane
Guilherme
Hyuri
Yan
Luan
Marcinho