Sport

SPORT

Com campanha na Série B em 2019, Sport quebra seu recorde de pontos na competição

Leão superou marca de 2006, quando também foi o segundo colocado da competição, primeira com a fórmula de pontos corridos

postado em 29/11/2019 19:45 / atualizado em 29/11/2019 19:49

(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
Que a campanha do Sport na Série B em 2019 é boa é inquestionável. Porém, quando levados em consideração apenas os números, o trabalho desenvolvido no Leão nesta temporada se torna ainda mais importante. Vindo de um rebaixamento da Primeira para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, o Leão fez um “bate e volta” na Segundona com direito a estabelecer o seu novo recorde de pontuação na competição desde que foi estabelecida a fórmula de disputa em pontos corridos.

Desde 2006, quando começou a ser disputada em turnos de ida e volta com 20 times e, consequentemente, 38 rodadas, o Sport participou da Série B em cinco oportunidades. A melhor campanha, até então, havia sido a primeira, na estreia do formato, quando o Leão foi vice-campeão com 64 pontos ganhos, ficando sete atrás do campeão do certame, que foi o Atlético-MG. 
 
A pior campanha em pontuação do Leão foi em 2010, único ano em que disputou a Série B, no atual formato, e não conseguiu o acesso. Com 15 vitórias, 11 empates e 12 derrotas, o Sport conquistou 56 pontos e acabou terminando o campeonato com apenas a sexta colocação. 

Em 2011 e 2013, os acessos vieram, mas de maneira mais tímida, com 61 (4º lugar) e 63 (3º) pontos, respectivamente. Um fato curioso é que na última dessas campanhas, o Sport estabeleceu o recorde menor número de empates em uma edição da Série B nos pontos corridos, com apenas três resultados iguais, o que mostra bastante oscilação, uma vez que o time venceu 20 vezes e perdeu em outras quinze oportunidades.  

Em 2019, além do recorde de pontuação, com 67 pontos obtidos em 37 partidas - ainda falta o jogo contra o Atlético-GO, pela última rodada do campeonato, que será disputado no sábado, às 16h30, no estádio Antônio Accioly -, o Sport ainda alcançou outra marca inédita. Nos 14 anos de disputa da Série B no atual formato, o Leão foi o primeiro time a alcançar duas vezes o vice-título. Quando levado em consideração os estados, com a campanha do Rubro-negro, Pernambuco empatou com Santa Catarina em número de segunda colocações com quatro para cada lado.