Sport

SPORT

Campeão de tudo em PE, Sport colhe os frutos do investimento e do trabalho feito na base

Leão foi campeão de diversos torneios estaduais de futebol e futsal em 2019

postado em 07/12/2019 10:00 / atualizado em 06/12/2019 21:10

(Foto: Sport/Divulgação)
Quando as finanças apertam, o clube recorre às suas divisões de base. Esta frase é quase uma receita do que se fazer em tempos de crise nas equipes profissionais de futebol. Caso essa situação seja tomada como verdade, o Sport pode ficar bastante orgulhoso do trabalho que foi desenvolvido ao longo de 2019. Dominante em todas as categorias abaixo do profissional com títulos pernambucanos em categorias desde o futebol de salão (sub-8), o Leão foi um verdadeiro papa-taças na temporada e demonstra que mesmo com um gargalo grande nas finanças, o investimento na formação de atletas dá um excelente retorno. 

“O presidente, desde o início da gestão dele, pediu para a gente focar nesse setor. Começamos com uma série de dificuldades. Sabíamos que era uma questão de sobrevivência, principalmente na situação do clube de recursos. Nós, com todo o sacrifício, temos certeza que terminamos o ano gratificados por todo trabalho feito. Uma dificuldade imensa, principalmente na área financeira, da gente adaptar o custo dentro da realidade do clube. E, realmente, saímos de um ano campeão. Fomos vencedores no sub-20, sub-17, sub-15, sub-10, e sub-8. Falta só o sub-13, que a final é neste sábado”, contou o vice-presidente das categorias de base do Leão, Emmanuel Gayoso. 

Com títulos em cinco de seis categorias e com ainda uma final a disputar, os resultados de 2019 passaram a despertar mais interesse no trabalho desenvolvido nas divisões de base. Estes números tão auspiciosos são ainda mais promissores para o próximo ano, afinal, a aproximação entre o departamento de futebol profissional e a base tem se dado de maneira a tornar a relação mais estreita. Uma prova disso é que há a possibilidade de sete jogadores do sub-20 passarem a integrar o time profissional de maneira definitiva em 2020.

“Estamos fazendo um planejamento para começar a usufruir da base mais realista. Esse ano, com toda dificuldade, fizemos um trabalho para ficar muito próximo do profissional. E isso há muito tempo não existia no Sport. A base era um departamento completamente separado do profissional, e agora temos um link direto. Eu acredito que há alguns anos a gente perdeu a oportunidade de fazer mais jogadores da base, por conta justamente dessa distância. Esse ano a gente se aproximou muito, tanto que a partir do dia 16 (data que os jogadores se reapresentam), nós estouramos de idade do sub-20, sete jogadores que serão integrados aos profissionais.”

No atual elenco, o Sport já conta com diversos jogadores que foram formados nas divisões de base do clube. Entre os titulares do ano, estão no Leão desde as categorias de formação, são eles o goleiro Mailson e o zagueiro Adryelson. Além deles, o plantel ainda contou com o volante Ronaldo e lateral esquerdo Vicente, que pouco foram acionados, sendo que o último nem chegou a entrar em campo em 2019 pelo elenco profissional.

Copa São Paulo

Com uma das principais competições de categorias de base do país - se não a principal - se iniciando na primeira semana de janeiro, o Sport já tem a sua preparação definida e deve ter elenco jovem embarcando no primeiro dia do ano para Osasco, cidade-sede que receberá o Leão, para os três primeiros jogos, disputados nos dias 3, 6 e 9. 
 
“Tivemos seis atletas abaixo da idade que participaram do Campeonato Pernambuco e do Brasileiro sub-20. Temos atletas 2002 e 2003, uma geração muito boa no sub-17, que possibilita que jogadores de qualidade figurem no time da Copinha. Temos uma pré-lista com 30 e serão escolhidos 20 para a viagem. Então, podemos afirmar que levaremos uma equipe jovem. Queremos formar atletas vencedores, mas é claro que a formação é para que ocorra um aproveitamento no profissional”, explicou o coordenador geral das divisões de base do Sport, Rodrigo Dias.

Esse DNA vencedor que quer ser inculcado nos novos valores a serem formados na Ilha do Retiro pode ser posto a prova no primeiro semestre do ano que vem, pois, conforme o planejamento do clube, o Sport deve iniciar o campeonato estadual com um time formado com jogadores provenientes da base rubro-negra. Além dos recém-promovidos, há a possibilidade de que jogadores que se destaquem na Copinha sejam aproveitados no Estadual 2020. 

“Vai ser feita uma avaliação entre os jovens que estão indo para a Copinha (Copa São Paulo de Futebol Júnior e a depender do desempenho, eles podem ser integrados ao elenco profissional que irá iniciar o Campeonato Pernambucano, pois temos jogadores que estão no sub-20 que têm muita qualidade", comentou Emmanuel Gayoso.
(Foto: Leandro de Santana/Esp. DP Foto)

Números da base do Sport

Sub-13 - 31 atletas
Sub-15 - 48 atletas
Sub-17 - 27 atletas
Sub-20 - 30 atletas

Jogadores promovidos ao profissional em 2020

Everton (goleiro)
Ewerthon (lateral direito)
Luciano Juba (lateral esquerdo)
Alê Santos (volante)*
Matheus Henrique (volante)
Pablo Pardal (meia)**
Pedro Maranhão (atacante)**
Mikael (atacante)**

*Atleta que disputou o Campeonato Pernambucano em 2019 pelo América-PE
**Atletas que participaram/foram relacionados em partidas em 2019