Sport

SPORT

Por risco de 'perder dinheiro', Sport recua e não promoverá Taça Ariano Suassuna em 2020

Segundo vice-presidente do Leão, Carlos Frederico, clube não recebeu propostas que garantissem a viabilidade do evento que abriria temporada

postado em 23/12/2019 14:00 / atualizado em 23/12/2019 14:06

(Foto: Brenno Costa/DP )
Outrora confirmada pelo presidente Milton Bivar como o jogo de despedida do zagueiro e ídolo rubro-negro, Durval, a Taça Ariano Suassuna não deverá ser realizada em 2020. Este recuo por parte dos leoninos ocorreu devido à falta de propostas financeiras vantajosas ao clube, algo que era fundamental para que o evento saísse do papel, por causa da complicada situação financeira que o clube rubro-negro se encontra. 

Mesmo com o acesso à Série A em 2020 e o consequente incremento aos cofres do clube, a manutenção do orçamento do Sport passará longe de ser tranquila no próximo ano, pois uma vez que o Leão passou a ter mais recursos, os credores voltaram a aparecer como foi o caso dos ex-jogadores Mark González e Diego Souza. 

Procurado pela reportagem do Superesportes, o vice-presidente do Sport, Carlos Frederico, justificou o recuo na realização do evento como uma maneira de evitar prejuízos ao clube, uma vez que o Sport não recebeu propostas financeiramente vantajosas ou que ao menos suprisse os custos da realização da torneio intercontinental. 

“Não vai ser realizada. Não temos datas no calendário, não recebemos propostas vantajosas, o que não nos garante nem custo ou pelo menos viabilidade econômica para o evento. Portanto, com orçamento apertado que teremos em 2020, não podemos fazer algo em que possamos correr riscos de perder dinheiro”, explicou o dirigente.

Após quatro edições, a Taça Ariano Suassuna, torneio que abriu a temporada do Sport entre 2015 e 2018, não foi realizada em 2019 devido a crise econômica herdada pelo presidente Milton Bivar. No próximo ano, novamente, o Leão abrirá mão da realização do campeonato em que o Rubro-negro recebia grandes equipes do futebol sul americano. Os anfitriões venceram todas edições em partidas contra Nacional-URU (2015), Argentino Juniors (2016), The Strongest (2017) e Atlético Tucumán (2018).   

Homenagem a Durval

Com o cancelamento da Taça Ariano Suassuna, a homenagem ao zagueiro Durval, que aconteceria durante o torneio, acabou adiada. De acordo com Carlos Frederico, o Sport está apenas aguardando uma posição oficial do Xerife para fazer uma homenagem pela sua trajetória no clube pernambucano. 

“Depende mais dele do que de nós. As portas do clube estão e sempre estarão abertas para ele (Durval). Quando ele decidir encerrar a carreira e nos comunicar que se aposentou, pode ter certeza que iremos preparar uma bela festa para ele como toda a boa vontade e gratidão.”

Ao todo, Durval defendeu o Leão em nove temporadas. Foram 472 jogos, 33 gols e oito títulos erguidos (seis Pernambucanos, uma Copa do Nordeste e uma Copa do Brasil) com a camisa leonina, sendo boa parte deles como capitão. Como principal marco, o zagueiro foi o responsável por erguer a taça da Copa do Brasil de 2008, uma das maiores glórias da história do Sport.