Sport

SPORT

Apesar de otimismo, prazo é curto e Sport segue com atletas indefinidos diante do Náutico

Voltar a inscrever no BID quarta-feira, como projeta Bivar, não significa o registro imediato de todos os jogadores pendentes; Leão sofreu punição da CNRD

postado em 13/01/2020 07:30 / atualizado em 13/01/2020 07:30

(Foto: Anderson Stevens/Sport Recife)
No Sport, há um tom geral de otimismo quanto ao clube poder registrar os jogadores no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF a tempo da estreia, dia 19 de janeiro. Até porque não é para menos, afinal, no último sábado o presidente do clube, Milton Bivar, afirmou que o clube chegou a um acordo junto a Mark González por conta de uma dívida de R$ 650 mil referentes a salários atrasados - que deu origem à punição sofrida da Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD). Pode-se dizer, no entanto, que o aparecimento dos atletas no BID não é imediato e a indefinição sobre quem poderá atuar neste primeiro jogo deve seguir.

De acordo com o prazo estipulado pelo mandatário rubro-negro, o Leão deve conseguir até esta quarta-feira a liberação junto ao órgão. Desta forma, restariam apenas três dias até enfrentar o Náutico, em confronto que abre oficialmente a temporada 2020 do clube.

Tempo este que pode ser curto para todas as inscrições pendentes, cuja explicação tem como base o próprio rival. Isso porque o Timbu também sofreu esta sanção - já tendo solucionado o caso. No dia 18 de dezembro, o alvirrubro conseguiu se livrar da sua punição e, mais tarde, no dia 29, realizou um mutirão junto ao departamento de registro do clube para poder ter todos os reforços e algumas renovações aptas burocraticamente a atuar.

Apesar de todo esses esforços para viabilizar as inscrições a partir do dia 3 de janeiro, quando o BID retornou de recesso, o Náutico, até esta segunda-feira (13), dez dias após a reabertura, havia tido apenas quatro atletas confirmados no órgão: o goleiro Marcão, o meia Juninho no Carpina, e os atacantes Wanderson e Kieza. Assim, faltam ainda outras sete contratações, além de outros cinco estendimentos de vínculos a serem regularizados.

No caso do Leão, vale lembrar, caso aconteça o prognóstico dito por Milton Bivar, o clube terá somente a partir da quarta-feira para realizar o seu trâmite no BID e regularizar todos os seus reforços. O Superesportes, aliás, tem tentado, desde a confirmação da punição rubro-negra, por diversas vezes, contato junto ao departamento jurídico do do Sport para saber mais detalhes de tudo o que envolve a sanção, mas em nenhuma delas obteve sucesso.

Em entrevista à reportagem, o diretor de futebol, Nelo Campos, seguiu o mesmo discurso do presidente e também garantiu o Leão assegurado quanto aos vínculos dos atletas ainda sem inscrição.

“Existe um contrato, ele só não está registrado na CBF. O clube está resguardado. A questão do registro da CBF é temporária. Temos que saber com o jurídico mas até o dia 19 todos os jogadores vão estar aptos para jogar. O contrato não está registrado, mas a carteira de trabalho está assinada e tem valor”, afirmou. Já o técnico Guto Ferreira, questionado em entrevista coletiva na última sexta-feira, disse que, atualmente, não trabalha com a hipótese de não ter o elenco à disposição.

“O que eu trabalhei até agora é pela possibilidade (de ter todo o elenco à disposição). Porque eu não posso perder as duas semanas que eu tenho de trabalho pensando na possibilidade e não na exata certeza. Eu faço o meu trabalho de um lado e a direção trabalha do outro”, iniciou o treinador.

”Se até quarta-feira as coisas não tiverem definidas, aí tenho que ver quem teria condições (burocráticas) e ver quem poderia formar a equipe que vai para dentro de campo enfrentar o Náutico. (Mas) Neste momento eu não trabalho com essa hipótese”.