Sport

SPORT

Psicológico, variações de esquema e Mugni centralizado: a primeira semana de Daniel

Daniel Paulista falou sobre as intervenções que fez na equipe, tanto dentro como fora de campo; técnico foi apresentado na última segunda-feira

postado em 21/02/2020 16:19 / atualizado em 21/02/2020 16:33

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife)
O técnico Daniel Paulista completou nesta sexta-feira cinco dias à frente do Sport, tendo uma semana livre para trabalhar no CT. Além da, claro, análise mais profunda dos jogadores, o técnico promoveu, no campo-bola, algumas mudanças, ainda que sutis. E não apenas das três trocas de peças, como praticamente confirmou para enfrentar o América-RN, mas também no posicionamento: o meia Lucas Mugni, que jogava mais aberto com Guto, deve aparecer mais centralizado, com o Leão variando entre o 4-1-4-1 e indo para o 4-4-2.

"Gostei dos treinamentos durante a semana, (fiz) algumas mudanças de esquema. Até pelo momento, a gente está precisando conhecer o mais rápido possível a característica individual dos atletas. Testamos algumas variações táticas, com três volantes em um esquema de losango defensivo”, iniciou. A atividade de quarta foi que a teve mais testes, enquanto quinta e sexte ele procurou dar sequência ao time esboçado.

“Depois alteramos um pouco com a entrada do Mugni no mesmo esquema e a partir de quinta-feira a gente mudou, tentamos fazer com dois volantes, Mugni um pouco mais centralizado, à frente deles, para dar uma distribuição melhor de bola, até pela característica do atleta que a gente entendeu que ele consegue fazer bons passes, tem boa dinâmica jogando em cima dos volantes adversário". Nesta segunda situação, Willian Farias e Rithely jogariam formando uma dupla, sendo um estar mais preso ou o outro sair mais. 
(Foto: Reprodução/ ShareMyTatics)

O antigo treinador não via necessariamente o argentino como um camisa meia de ligação, como um camisa dez - algo que Daniel sugere enxergar e deve utilizá-lo já ante o América-RN. Ainda sobre a disposição de peças, uma outra mudança é Leandro Barcia aberto pelo lado direito. Um outro ponto, aliás, abordado pelo comandante como foco atenção foi relacionado ao ânimo dos jogadores. Ou o resgate deste. 

“Encontramos uma equipe incomodada pelos resultados, pelo momento que está vivendo. Então tivemos que trabalhar principalmente o lado psicológico para que eles reagissem, para melhorar o ambiente, mais descontraído, mais leve. A meu entendimento conseguimos melhorar, claro, com responsabilidade pelo momento que a gente vive”, finalizou.

O Leão tem apenas duas vitórias em dez jogos no ano e vem se seis partidas sem vencer. Neste sábado, encara o América-RN, às 18h, em Natal, pela quinta rodada da Copa do Nordeste.