Sport

SPORT

Ex-técnico do Sport em 2013, Vadão morre aos 63 anos, vítima de um câncer em São Paulo

Treinador acumulou 12 jogos pelo Leão, sendo demitido após dois meses

postado em 25/05/2020 14:52 / atualizado em 25/05/2020 15:39

(Foto: Helder Tavares/DP/D.A Press)
O futebol brasileiro perdeu uma de suas personalidades nesta segunda-feira (25). O ex-técnico Oswaldo Fumeiro Alvarez, mais conhecido como Vadão, faleceu aos 63 anos, vítima de um câncer no fígado que atingia também outros órgãos. Desde o último dia 12 de maio, o treinador estava internado numa Unidade de Tratamento Intensivo, em São Paulo, porém não resistiu à doença.

Vadão se destacou no futebol brasileiro por comandar equipes do interior paulista, sobretudo com os principais times de Campinas, Guarani e Ponte Preta. Também esteve à frente de equipes mais tradicionais, como São Paulo e Corinthians no currículo. Em Pernambuco, chegou a treinar o Sport, em 2013.

Passagem rodeada de polêmicas à época. Com uma campanha que durou pouco mais de dois meses, classificou a equipe como líder de seu grupo na Copa do Nordeste, mas acabou eliminado com dois empates diante do Campinense na fase de mata-mata. Mas foi no Campeonato Pernambucano que a demissão foi concretizada, após um empate diante do Pesqueira, encerrando o vínculo com 12 jogos, sendo cinco vitórias, seis empates e uma única derrota. Além disso, foi pivô no afastamento de medalhões da equipe, como o meia Hugo e o lateral direito Cicinho.

O último trabalho de Vadão no gramados também foi cercado de polêmicas, à frente da seleção feminina de futebol. Em duas passagens, comandou a equipe entre 2014 e 2016, além de 2017 a 2019.

O corpo do ex-treinador será velado de forma particular, apenas para familiares - em decorrência do protocolo do período de pandemia da Covid-19. O sepultamento acontecerá na cidade de Monte Azul, no interior paulista, cidade natal de Vadão.

Sport lamenta morte de Vadão

Na conta oficial do clube no Twitter, o Sport prestou condolências à família do ex-treinador. O presidente executivo, Milton Bivar, lamentou a morte do amigo, também via conta pessoal no Twitter. "Um dos responsáveis por nossa subida pra série A em 2013. Montamos juntos aquele time que subiu, ele teve muito mérito em algumas indicações, principalmente a de Lucas Lima. Que Deus o receba de braços abertos, do jeito que ele merece."