Sport

SPORT

Willian Farias critica planejamento feito pelo Sport no início da temporada: 'Mal gerido'

Volante avaliou como errada a opção por realizar um rodízio entre as competições, o que comprometeu o entrosamento e ritmo de jogo

postado em 27/05/2020 18:30 / atualizado em 28/05/2020 15:09

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife )
Depois de um bom fim de 2019, com tranquilo retorno à elite e manutenção da base, o Sport vinha tendo um início de ano ruim - com eliminação vexatória na Copa do Brasil e troca de técnico, saindo Guto Ferreira e chegando Daniel Paulista. E esta irregularidade na temporada deve-se ao planejamento de promover um rodízio de equipes entre as competições - com pratas da casa no Estadual e time principal no Regional -, o que foi um erro. Pelo menos é assim que enxerga o volante e uma das referências do elenco, Willian Farias, que criticou e traçou uma análise da gestão do elenco rubro-negro nos primeiros meses de 2020.

“Na minha opinião, foi gerido mal. Mal planejado o ano até agora. Me desculpe até a palavra mais forte, rígida. A gente iniciou o campeonato com atletas da base, uma mescla, por problemas financeiros, bloqueios na justiça que não poderia registrar jogadores. A gente treinou a pré-temporada inteira, obviamente fazendo troca de um jogador ou outro, com uma equipe, e iniciamos o Campeonato Pernambucano com outra, justamente pelo problema do bloqueio”, iniciou em entrevista ao Portal Futebol Nordeste via live no Instagram. 

“E fizemos um puta jogo contra o Náutico (empate em 1x1 nos Aflitos, pelo Estadual, na estreia da temporada), um clássico, com um monte de menino da base. E o clube achou que poderia jogar com a base, que iria dar conta. E ficou decidido que jogaria com o pessoal da base, porém  como o percurso não estava indo como desejavam, resolveu mudar e isso foi fazendo mal”.

Na visão do volante, a alternância de jogadores impediu o Sport de ter um conjunto mais entrosado, além de ter dificultado a obtenção de ritmo de jogo - o clube deixaria de lado o rodízio e passaria a utilizar um único time justamente após a mudança no comando, depois do 10º jogo no ano e derrotas para o Brusque e Náutico (Copa do Nordeste), apresentando um aproveitamento de 37%. 

“Eu, por exemplo, joguei uma, duas partidas com Rithely de oito ou dez que já tivemos. Então acabou que não treinou todo mundo, não entrosamos e todo mundo queria o resultado. E eu acho que não funciona assim”, finalizou o volante.

Com Daniel Paulista e fim do rodízio, o Sport apresentou uma leve melhora nos resultados, com o aproveitamento na temporada chegando em 44%, mas longe de garantir classificações no Estadual e Regional, onde receberia Santa Cruz e Confiança pela última rodada da primeira fase das respectivas competições correndo risco de ficar de fora do mata-mata