Sport

SPORT

Testes, periodicidade e grupos reduzidos: o protocolo do Sport para volta aos treinos

Leão vai fazer exames semanalmente nos profissionais acerca da Covid-19 e planeja trabalhar com grupo de até cinco jogadores; rotina será mínima

postado em 02/06/2020 15:00 / atualizado em 02/06/2020 15:09

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife )
Com a autorização do governo e confirmação do presidente Milton Bivar para a volta dos treinamentos no dia 15 de junho, o Sport tem o protocolo para este retorno praticamente fechado, de acordo com Stemberg Vasconcelos, diretor médico do clube. Em entrevista ao Diario de Pernambuco, ele explicou como será o procedimento adotado pelo Leão para a realização das atividades em meio à pandemia do coronavírus, que deixou a equipe parada por cerca de três meses. Confira, abaixo, cada tópico abordado.

Como Bivar já havia adiantado, os profissionais do clube se apresentam cerca de uma semana antes para realização dos testes, que devem ocorrer no auditório da Ilha do Retiro - espaço amplo, aberto e com três vias de acesso - em horário agendado para cada um.

“Provavelmente vamos voltar entre o dia 8 e 10 para fazer os exames iniciais. E a partir desses exames, dividiremos os jogadores, membros de comissão técnica e funcionários”, explicou. Serão separados três grupos: os que já tiveram contato com a doença e estão curados; os que estão atualmente infectados e os que não foram afetado de nenuma forma pelo vírus.

“O grupo que tiver tido o contato com a Covid-19 e estão com anticorpos, vamos separá-los e treinar normalmente. O grupo que não tiver tido nada, todos os testes apontarem negativo, também vai poder treinar, só que separadamente. E o grupo que tiver detectado qualquer alteração, vai ser afastado para casa por 14 dias, depois volta e realiza os testes novamente”, detalhou.

Periodicidade e inicialmente sem familiares
De acordo com Stemberg, o Sport vai realizar novos testes a cada semana nos jogadores, comissão técnica e funcionários. “Os que não tiveram nada, semanalmente. Os que já tiveram (a Covid-19) não fazem teste nenhum. E os doentes serão testados até verem que adquiriram imunidade”. Quanto às famílias, não haverão testes, inicialmente. “A princípio, não. Só se apresentar alguma alteração, se o jogador ficar doente, aí também”.

Grupos reduzidos
Como nas primeiras semanas os treinamentos serão apenas a parte física, sem contato, o clube deve usufruir ao máximo da estrutura e separar os atletas “Como temos a disponibilidade de três campos bons para treinamento, a gente fica confortável porque podemos dividir os grupos e espaçar bastante os jogadores”, disse.

A ideia do Sport é trabalhar com 30 atletas na retomada, com metade do grupo em um horário e a outra metade em outro.  “Vamos dividir cinco por campo. Fica um espaço bom. Teremos 15 (jogadores) e depois mais 15. Vamos marcar em dois turnos. Mas esse horário quem vai definir é a preparação física”.

Rotina mínima e profissionais reduzidos
O Sport vai trabalhar com o menor número de funcionários possível.  Assim, os próprios jogadores farão o manuseio do uniforme, chuteiras e acessórios de treinamentos. Além disso, não serão feitas refeições nas instalações do CT. “Só vão treinar. Vêm ao clube, treinam e voltam para casa”.

Próximos passos
Quanto às atividades com contato, ainda não há previsão de protocolo. “Quando readquirir condicionamento físico, aí teremos um outro cenário da doença no Brasil. Que aí, com esse novo cenário, a gente vê outras alternativas. Vamos analisando a semana, como evolui e quando liberamos para coletivo”, finalizou Stemberg.