Sport

SPORT

Sessão do CD do Sport tem dois pontos para reforma aprovados e homenagem a Miguel

Resolução que autoriza oficialmente uniformes alternativos e combate mais severo à discriminação são tópicos já confirmados na reforma que vai à AGE

postado em 16/06/2020 19:40 / atualizado em 16/06/2020 20:16

(Foto: Divulgação/ Sport Recife)
Após dois meses sem reuniões por conta da pandemia do coronavírus, o Conselho Deliberativo do Sport voltou a se encontrar na última terça-feira (9). E numa sessão tida como 'histórica'. Afinal, foi a primeira vez que os conselheiros reuniram-se de forma virtual, por videoconferência, ainda por causa da crise sanitária vivida em Pernambuco.

E nela, foram aprovados dois pontos da reforma do estatuto, que começou a ser discutido no início deste ano: o combate à discriminação, aumentando o papel social do clube, e uma resolução sobre uniformes, que autoriza oficialmente o Sport a lançar padrões alternativos, mediante apresentação do CD. Além disso, o clube prestou uma homenagem ao menino Miguel Otávio, que faleceu no começo de junho. 

Para a reunião, aliás, foi preciso elaborar uma minuta de resolução para adaptar o regimento do orgão às plataformas virtuais. “Começamos a fazer alguns testes e o receio que tivemos foi como comportar tanta gente, dar fluidez ao processo e como vamos viabilizar o acesso tecnicamente dos conselheiros”, explicou o vice-presidente do CD do Sport, Ricardo de Sá Leitão.

Com cerca de 60 integrantes, o Conselho realizou, com cautela, pequenas sessões em grupos reduzidos com caráter embrionário para teste, como forma de adaptar os conselheiros à ferramenta. “Terça feira foi a prova de fogo, a primeira vez que fizemos com o quórum grande. E correu tudo bem”, comemorou Ricardo de Sá.

Autorização oficial para uniformes alternativos
Nos últimos anos, o Sport teve padrões de diversas cores. Mas isso não era algo respaldado de forma oficial pelas diretrizes do clube. “Havia essa prática de lançar esses uniformes alternativos, mas não havia autorização do estatuto especificamente”, o que poderia gerar complicações, segundo Ricardo.

“Se alguém, porventura, quisesse criticar esses padrões, poderia ter sucesso, se fosse à Justiça. Agora, expressamente, foi enxugado isso e aberta a possibilidade do Executivo lançar uniformes alternativos com outras cores ou layouts submetendo o conceito ao Conselho. Dá essa legitimidade”, completou. No estatuto atual constam apenas como uniformes o tradicional rubro-negro, o branco, o preto com detalhes vermelhos e o dourado.

Responsabilidade social 
Também foi aprovado um tópico sobre os princípios do Sport no combate mais severo a qualquer tipo de discriminação. “O compromisso do clube em combater toda forma preconceito… racial, violência de gênero. E esses princípios não são só fórmulas retóricas, porque no capítulo às sanções aos sócios, discriminamos uma série de infrações. Algumas delas são praticar ato racista, importunação a mulher no estádio… e tudo isso vai repercutir esse princípios que acabamos de aprovar”, afirmou o vice-presidente do Conselho Deliberativo.

Homenagem a Miguel
Falecido no dia 2 de junho após cair do Residencial Píer Maurício de Nassau, no Centro do Recife, o garoto Miguel Otávio, de cinco anos, havia sido deixado aos cuidados de Sarí Côrte Real, empregadora de mãe do menino, Mirtes, que teve que ir passear com os animais de estimação da patroa. O menino era torcedor do Sport

Na Sessão, foi realizado um voto de pesar pela morte de Miguel. Além disso, o Conselho Deliberativo enviou uma carta aos familiares. Confira abaixo.
(Foto: Reprodução)

Próximos passos

Como os encontros serão virtuais enquanto durar a pandemia, haverá reunião toda terça-feira - e não apenas na segunda de cada mês - com duração de no máximo duas horas. “Desdobramos as reuniões em mais de uma sessão. A sessão de junho está em aberto, foi pausada e retomaremos. Estabelecemos um cronograma de sessões numa periodicidade maior. Foi uma forma de minimizar o tempo perdido e evitar sessões extraordinárias”, explicou Ricardo.

As reuniões virtuais serão destinados sobretudo para a elaboração do texto final da reforma. Concluído o documento, o passo é seguinte será a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) dos sócios - possuem direito a participar as categorias contribuinte, patrimonial e remido, com mais de um ano no quadro social (dependentes e sócio-torcedor não votam) -, para a aprovação ou não.

Relembre

Para tornar o estatuto do clube mais moderno, o Sport apresentou em janeiro deste ano um projeto para reforma. As diretrizes propostas, no geral, foram bem aceitas, exceto uma uma ideia acerca de um possível Conselho de Administração, que acabou reformulado. Confira abaixo os principais pontos da reforma: 

- Punições mais rigorosas para gestões temerárias: 
- Participação da oposição no conselho;
- Portal de transparência enquanto compromisso estatutário;
- Proibição expressa do conflito de interesse;
- Criação de cargos remunerados com dedicação exclusiva para presidência e vice do executivo
- Mecanismos sobre limitação para antecipação de receitas;
- Desnecessidade de pedir assembleia geral para processar presidente;
- Antecipação das eleições da segunda quinzena de dezembro para segunda quinzena de novembro;
- Aumento no período do mandato do presidente executivo de dois para três anos;
- Proibição do executivo retirar o clube de qualquer competição sem autorização do conselho;
- Reeleição apenas uma vez para presidente do executivo;
- Obrigação de a gestão que sai abrir o clube para transição;
- Tipificação de infrações disciplinares.