Sport

SPORT

Presidente do Sport volta a defender público nos estádios em meio à pandemia: 'É viável'

Com distanciamento social, comprovação de exame da Covid-19, aferição da temperatura e 30% da capacidade, Bivar reiterou ser favorável à ideia

postado em 01/07/2020 18:24 / atualizado em 01/07/2020 18:31

(Foto: Marina Curcio/ Esp. DP)
Quase um mês depois, o presidente do Sport, Milton Bivar voltou a falar sobre a presença de público nos estádios quando o futebol voltar em meio à pandemia do coronavírus. E mais uma vez defendeu que os torcedores, mediante resultados de exames e respeitando protocolo preventivo, possam frequentar as praças esportivas, que teriam capacidade reduzida neste formato, conforme afirmou em entrevista à Rádio Clube, do Grupo Diario. Na última terça, aliás, o mandatário havia compartilhado notícias em seu perfil no Twitter referentes à liberação de torcida nas partidas.

“Estádio de futebol é um lugar aberto, arejado, e você pode pegar o mesmo protocolo que fez com que os shoppings fossem abertos e utilizaríamos para isso. Faz dois meses que nem se falava e agora está o mundo inteiro fazendo”, iniciou Bivar.

“A gente vai ter que conviver com esse vírus. Esse vírus não vai embora assim tão rápido. Aliás, vai demorar mais que os outros. Teremos que aprender a conviver”.

Bivar acredita que os torcedores seriam estimulados a realizar a testagem da Covid-19 para ir aos jogos, o que facilitaria, como explica, o controle do estado acerca do tema. Apesar das declarações do presidente,não há um aceno das entidades para a volta dos jogos, muito pelo contrário. Na última terça, o governo rechaçou sequer uma data para a realização das partidas.

“Hoje para viajar à Europa, para os países mais ao norte, tem que apresentar o atestado de estar sem coronavírus. Na entrada de qualquer casa de show e tudo o mais, a temperatura é aferida. Todo o protocolo que eu falei de fazer os exames, usar máscara, utilização de 30% da capacidade dos estádios, onde vai ter oportunidade de fazer distanciamento, fazer as divisórias… estaríamos evitando aglomeração, aferindo temperatura, cobrando exames. Então isso aí faz o bem, inclusive a secretaria de saúde do estado poderia se alinhar a nós porque tenho certeza que rapidamente nós teríamos umas dez mil pessoas fazendo exames. O ingresso vendido online, sem problema nenhum”.

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado nesta quarta-feira, foram registrados 847 casos da doença, além de 65 mortes. Agora, o estado totaliza 59.705 ocorrências e 4.894 óbitos da Covid-19.

“As pessoas têm que se acostumar a se proteger. Na Coreia do Sul, no Japão, por que não tiveram problemas? Porque o povo entendeu. Para o jogo de futebol, um estádio, ao lugar aberto, é viável, sem problema algum”, finalizou Milton Bivar.