Sport

SPORT

Estudos sobre rivais, testes, variações... técnico traça cenários para jogos decisivos do Sport

Treinador admitiu que clube está mais pressionado neste início da retomada

postado em 06/07/2020 07:40 / atualizado em 06/07/2020 08:06

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife )
Treinando há exatamente três semanas, o Sport ainda não tem uma previsão para entrar em campo, mas sabe que serão jogos decisivos, onde praticamente só a vitória interessa em ambos casos, quando enfrenta o Confiança, pela Copa do Nordeste, e faz um clássico diante do Santa Cruz pelo Campeonato Pernambucano, sendo mandante nos dois duelos, ainda que não haja definição de onde ocorrerão.

Não à toa, o técnico Daniel Paulista reconheceu que o cenário de vida ou morte deixa o Sport ‘mais pressionado neste início’ de retomada dos jogos. Desta forma, o comandante rubro-negro avaliou os dois rivais, além de revelar busca por formações no dia-a-dia, a fim de minimizar o impacto dos 90 dias de inatividade. 

“Pouco mudaram em relação aos atletas, mantiveram os seus elencos antes da parada, tenho certeza que serão compromissos muito duros”, iniciou. No Regional, o Confiança, ex-clube de Daniel e onde teve sucesso, tem um novo técnico. “Possui bons jogadores, acredito que vai ser diferente do que jogava comigo, até porque o novo treinador coloca a maneira de trabalhar dele”.

Assim como o Sport, o Dragão também briga pela classificação, apesar de ter situação mais cômoda na tabela. Diferentemente do cenário em Pernambuco, onde o Santa Cruz já está garantido não só na próxima fase, como na semifinal do torneio, por ter tido, com sobras, a melhor campanha da primeira fase, apresentando um aproveitamento de 91%. O que em nada deve facilitar a vida do Leão, segundo o treinador rubro-negro. 

“A dificuldade vai existir. Santa Cruz, mesmo estando classificado, vai jogar para vencer, para nos eliminar, porque sabe que conseguindo esse feito tira um grande concorrente lá na frente”.

Daniel Paulista analisou também que os clubes devem se reconstruir por conta da paralisação, recomeçando os trabalhos do zero. Assim, o comandante revelou que tem testado várias peças e esquemas neste retorno às atividades. Como ainda não realizou coletivos, o técnico tem recorrido a trabalhos por setor, dividindo o grupo em defesa, meio e ataque. 

“Nós estamos treinando várias situações, de formações de equipe, testando os atletas, os jogadores, não só dentro de um modelo de jogo, conceito, temos variado isso e tentado buscar a melhor definição que acreditamos. Por enquanto não temos uma definição de quais estariam iniciando, mas de uma maneira geral temos trabalhado para os atletas estarem conscientes e com condições de executar as funções dentro do campo”, colncluiu.

Competições
Apesar de a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) ter emitido um protocolo garantindo a volta segura do Estadual, o governo ainda não definiu uma data para ser estipulado o retorno do pernambucano. Já em relação ao Regional, foi definido entre os clubes e a Liga do Nordeste  que a competição voltará em sede única, ainda a ser acertada com base em liberações sanitárias em meio à pandemia do coronavírus.

Ambos torneios, aliás, restam cinco datas (última rodada da primeira fase, quartas e semi em jogo único, além da final em ida e volta). A Série A, por sua vez, já tem começo certo: 9 de agosto, com a flexibilização de ser iniciada simultaneamente ao fim dos estaduais e com equipes mandando partidas em outra cidade já aceita por parte dos clubes,