Sport

SPORT

Conselho Deliberativo do Sport dá sequência a projeto de mudanças no estatuto do clube

Entre os itens analisados e sugeridos pelos conselheiros leoninos está a duração de três anos em mandatos da presidência do clube

postado em 10/07/2020 13:21 / atualizado em 10/07/2020 14:08

(Foto: Divulgação/Sport )
Desde fevereiro deste ano, o Conselho Deliberativo do Sport se reúne para construir um projeto de estatuto do clube, que posteriormente será levado a uma assembleia geral para então tentar uma aprovação. Por conta da pandemia do novo coronavírus, os encontros entre os membros passaram a acontecer de maneira virtual. O presidente do órgão, Fernando Pessoa, conversou com a reportagem e explicou como está a evolução do processo e o prazo para que o “novo regimento” seja apresentado.

“Nós não estamos votando um estatuto, estamos construindo um a título de projeto a ser apresentado na assembleia geral, quando vai aprovar ou não a proposta que o conselho está fazendo”, pontuou Fernando inicialmente.

Levantando discussão sobre pontos voltados para a próxima eleição do clube rubro-negro, o Conselho sugere mandato da presidência com duração de três anos e sem reeleição; na reunião, regras de transição e datas também foram colocadas na pauta que molda o projeto do estatuto.

“Neste contexto o que nós indicamos, por exemplo, para a eleição é que nós teríamos no Sport um mandato de três anos sem direito a reeleição e com a eleição sendo efetuada na primeira quinzena de novembro para dar tempo, e com regras de transição estabelecidas no estatuto, mas tudo isso são propostas”, explicou o presidente.
 
Fernando, que integra o Deliberativo do Rubro-negro há mais de 35 anos, reforçou que as reuniões são abertas para os sócios do clube. Além disso, comemorou o aumento de participantes no último encontro. “Sou conselheiro do Sport desde 1982, e as reuniões presenciais para ter 35 ou 40 pessoas é coisa rara… sempre foi”. As nossas reuniões de forma remota têm em média de 50 a 60 pessoas. As reuniões são abertas aos sócios, e ontem tivemos em um determinado momento 100 pessoas assistindo, então são absolutamente públicas”, disse.

Ele fez questão também de pontuar a transparência no processo, alegando que os opositores também são convidados aos debates. “Se as pessoas que se dizem nossos opositores quiserem assistir, vão assistir, sendo sócios. Então é tudo transparente”, complementou.

Fernando estipulou que, apesar do momento de instabilidade devido ao isolamento social, o texto final do projeto será encaminhado para a AGE ao fim este ano, quando se encerra o mandato do presidente Milton Bivar. “Pretendemos fechar o texto base e a partir daí, obedecendo o estatuto atual porque é o vigente, é convocar a Assembleia Geral Extraordinária com fins específicos para votação das operações estatutárias que são tamanhas. Eu diria que não é nem uma alteração, a gente obedeceu um texto base do estatuto atual e saímos fazendo alterações, abrindo possibilidades de adequação para a volta ao Profut, para transformar o futebol e tudo isso está previsto, agora o órgão maior sempre vai ser a assembleia geral do clube”, encerrou o presidente.