Sport

SPORT

Com retrospecto histórico desfavorável, Sport visita o Grêmio para reagir na Série A

Rubro-negro perdeu quase 80% das partidas diante do tricolor gaúcho no Rio Grande do Sul; confira escalações, ficha, contexto do confronto e mais

postado em 03/09/2020 08:00 / atualizado em 03/09/2020 08:25

(Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife )
São cinco jogos sem vencer, com apenas um gol marcado neste recorte e três derrotas consecutivas. Além disso, o Sport já figura na vice-lanterna e não pode perder a saída da zona de rebaixamento de vista. É preciso se recuperar o quanto antes. E a próxima chance de o Leão tentar reagir na Série A ocorre nesta quinta-feira, diante do Grêmio, às 19h, fora de casa, pela sétima rodada da competição.

E além da natural dificuldade de atuar como visitante e do momento difícil vivido pelo rubro-negro, um outro cenário adverso que o time comandado por Jair Ventura terá de enfrentar é o retrospecto enfrenta o tricolor gaúcho no Rio Grande do Sul.

São 25 confronto entre as equipes desde 1971 envolvendo jogos de Série A, Copa João Havelange e Copa do Brasil, onde o Sport saiu derrotado em 19 oportunidades, além de quatro empates e duas vitórias - estas, diga-se, recentes, em 2016 e 2018. A vida do Leão costuma ser bem difícil quando defronta o Grêmio em Porto Alegre.

Dentro de campo, a tendência é que o Sport repita a postura mais cautelosa vista na estreia de Jair Ventura diante do Coritiba, com o time marcando no próprio campo e com as linhas compactas - apesar do pouco tempo de trabalho, o sistema defensivo já mostrou certa evolução com o novo treinador, ainda que a transição ofensiva precise melhorar, o que é normal, afinal, trabalho técnico demanda tempo e é natural que o comandante opte inicialmente por ‘fechar a casinha’.

No que diz respeito às peças, porém, Jair Ventura evitou cravar a continuidade dos três volantes, algo experimentado por ele no último domingo - abrindo a possibilidade de acionar um jogador mais agudo pelos lados do campo na vaga de Ricardinho, utilizado por ali para dar suporte a Patric. Além disso, o time deve ter duas mudanças, com Adryelson voltando à zaga no lugar de Maidana e Luciano sendo acionado no lugar de Sander, que está em tratativas para deixar o clube e uma reunião nesta quinta deve formalizar a saída.

Como vem o Grêmio
A partida diante do tricolor gaúcho reserva um reencontro com o meia-atacante Diego Souza, que tornou-se ídolo do Sport após passagens entre julho de 2014 e dezembro de 2017. O jogador, aliás, é o principal destaque do Grêmio atualmente com 10 gols e duas assistências em 16 jogos no ano. Na escalação, o técnico Renato Gaúcho tem como dúvidas Maicon e Pepê. Com sete pontos, o tricolor gaúcho é 12º lugar na classificação. 

FICHA DO JOGO
Grêmio
Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann, Cortez; Matheus Henrique, Maicon (Lucas Silva), Alisson, Jean Pyerre e Pepê (Everton); Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho

Sport
Mailson; Patric, Maidana, Adryelson, Luciano; Ronaldo, Betinho, Ricardinho (Leandro Barcia), Jonatan Gomez; Marquinhos e Elton. Técnico: Jair Ventura

Local: Arena do Grêmio
Hora: 19h
Árbitro:  Dyorgines Jose Padovani de Andrade-ES
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires-ES e Katiuscia M Berger Mendonça-ES