Mais Esportes

HANDEBOL

Sobrinho de Marília Gabriela é um dos três estreantes em mundiais da seleção de handebol

Aos 21 anos, José Guilherme se mudou para Espanha no ano passado

postado em 16/01/2015 21:14 / atualizado em 16/01/2015 22:21

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco

Wander Roberto/Innovafoto

Enviada Especial

DOHA - José Guilherme, de 21 anos - completados no último dia 11 - está longe de ser um atleta agitado e falante. Mas sabe se expressar e utilizar as palavras corretamente. Nem por isso esse paulista seguiu os passos da tia, a jornalista Marília Gabriela (ela é irmã de Alonson de Toledo Filho, pai de Zé), na hora de prestar exames para o vestibular. Optou por estudar direito, em São Paulo.

A paixão pelo handebol, porém, fez com que Zé adiasse a conclusão do curso. Trancou os estudos e, no ano passado, se transferiu para a Espanha, onde joga como armador direito na equipe da BM Granollers. Um dos três estreantes - Texeira e João Pedro, são os outros - no Campeonato Mundial adulto, o atleta é um dos mais otimistas para o grande duelo deste sábado, quando o Brasil enfrenta a Espanha, atual campeã mundial, às 11h (horário de Recife).

"Em Mundial você não tem para onde correr. É levantar a cabeça. Acredito que a gente possa incomodar a Espanha. Tem o dia do resultado surpreendente. E espero que esse dia seja amanhã e venha por nossas mãos", revelou o jogador, que começou jogando em Minas Gerais.

A opção em deixar o Brasil e se mudar para a Espanha aconteceu, sobretudo, pela busca de aprimoramento da técnica. Esse tem sido o destino da grande maioria de jogadores dessa seleção. Oito, jogam na liga espanhola.

Principais conquistas:

9 lugar no Campeonato Mundial juvenil, na Hungria
6 lugar no Campeonato Mundial Júnior, na Bósnia
2 lugar no Campeonato Pan-Americano juvenil, na Venezuela