Mais Esportes

TAEKWONDO

CBTKD não confirma presença do ex-campeão do UFC, Anderson Silva, no Brasileiro Interclubes

Seria a primeira competição do Spider na modalidade, desde que decidiu tentar uma vaga nas Olimpíadas do Rio de Janeiro

postado em 28/04/2015 17:33

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

CBTKD/Divulgação
A divulgação do nome de um lutador chamado Anderson Silva na lista oficial de inscritos para o Brasileiro Interclubes de Taekwondo provocou forte expectativa no meio esportivo. Seria a primeira competição do Spider na modalidade, após a decisão de tentar uma vaga nas Olimpíadas do Rio-2016? A pergunta permanece sem resposta. A própria Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) não confirma oficialmente se o competidor inscrito é mesmo o ex-campeão do UFC.

O presidente da CBTKD chegou a afirmar, em entrevista ao portal Globoesporte.com, que Anderson Silva, o Spider, não vai lutar neste Brasileiro Interclubes. Ele, inclusive, acenou para a possibilidade de uma inscrição falsa ter sido realizada. "Isto é uma palhaçada, os caras da oposição estão a fim de tumultuar. Isto é uma falta de respeito. O Anderson nem está no Brasil. Ele não tem a menor condição de disputar uma competição agora", afirmou ao portal.

Procurada pela reportagem do Superesportes, a CBTKD, por meio da assessoria de imprensa, não confirmou se o Anderson Silva que consta na lista é o Spider. Ainda segundo a CBTKD, o prazo para o pagamento das inscrições para participar do campeonato se encerra nesta terça-feira e só depois disso é que será divulgada uma nova lista, com os nomes de quem realmente vai disputar a competição.

Na opinião de alguns competidores com quem o Superesportes conversou, uma das explicações para a presença do nome de Anderson Silva na lista é mais uma manobra de marketing. Outra possibilidade seria uma tentativa da própria CBTKD de colocar o ex-campeão do UFC para disputa essa competição, mas, diante da falta de preparação dele, houve uma desistência. "Não seria positivo que, já numa primeira competição, ele fosse muito mal, e a chance disso acontecer é grande, pelo que vimos nos vídeos que ele postou treinando", opinou José Bento Lima Júnior, pernambucano que está na mesma categoria que o Spider (+87kg).